Um grupo de professores da FAHOR publicou o artigo “Gamificação como estratégica de valorização do docente: Um estudo de caso”, no livro Formação Docente: importância, estratégias e princípios, Volume II, da Editora Bagai.

O artigo foi escrito por dois professores da FAHOR, sendo Fabrício Desbessel e Maicon Hammes, de um estudante de Engenharia de Alimentos  da FAHOR, Rodrigo Lenz e da fonoaudióloga Marcela Hammes Teixeira.

De acordo com o professor Maicon Hammes, trata-se de um estudo que apresenta o projeto de gamificação docente implantado na FAHOR que  busca premiar os docentes que apresentarem melhor desempenho pelas atividades docentes, motivando a pontualidade, organização e registro das tarefas, bem como incentivar pesquisas e publicações.

“A ideia de fazer o artigo surgiu depois de não encontrar na literatura, nada sobre esse tema da gamificação docente. Vemos o uso de gamificação como uma estratégia de engajamento em diversas áreas, mas para professores é algo inédito e tem trazido bons resultados no grupo”, comentou Maicon.

O professor Fabrício Desbessel, que também é o coordenador administrativo da FAHOR, explica que com a aplicação desta estratégia, todos os professores são avaliados no cumprimento das atividades no sistema interno da Instituição e a atuação do professor como pesquisador é informada através do Currículo Lattes. “Cada vez que o docente atualizar o Lattes, ele informa à Secretaria para que seja atualizado no Sistema e os demais indicadores já são coletados automaticamente. A avaliação da gamificação docente é anual e a premiação ocorre sempre no início do primeiro semestre”, explica.

O livro é aberto e pode ser acessado gratuitamente no link: https://bit.ly/3evOBCZ 

n0140