Estágios em áreas afins com a formação são excelentes maneiras dos estudantes vivenciarem as rotinas do mundo do trabalho, além de possibilitar o desenvolvimento do networking com profissionais mais experientes que podem ensinar e ser referência para a sua carreira.
A FAHOR é reconhecida pela proximidade e convivência com o mundo do trabalho, sendo que as mais de 200 empresas parceiras e conveniadas nas relações de longos anos permite que seus estudantes iniciem essas experiências profissionais desde o 1º semestre.
Muitas pessoas que desejam o nível superior se preocupam quanto às oportunidades no mercado de trabalho, especialmente quando a faixa etária passa dos 30 anos. A FAHOR tem incentivado nos últimos anos o ingresso de pessoas mais maduras no nível superior, considerando a ampliação das oportunidades para este segmento, com as transformações da cultura organizacional nas empresas, cada vez mais abertas e diversificadas, assim como demais setores da sociedade.
A gerente de Recursos Humanos da John Deere – Unidade de Horizontina, Carmen Frank, comenta sobre as experiências de receber estagiários na empresa que é referência mundial no setor metalomecânico no agro. “Os estagiários costumam questionar mais os padrões existentes e nos ajudam a buscar soluções eficazes e ágeis. Isto mostra o quão importante é a proximidade da Faculdade com o mercado de trabalho e da realidade das empresas que buscam por soluções cada vez mais inovadoras”, diz Carmen.
Para quem tem dúvidas sobre a rotina de um estagiário, Carmen explica que alguns já foram aprendizes anteriormente, mas outros nunca trabalharam em uma indústria e por isso o foco nos primeiros dias é na segurança. “Todos os nossos estagiários participam de uma sessão de integração para novos funcionários bastante focada em segurança, nos benefícios, em conhecer melhor a história da John Deere e visitam a fábrica”, comenta a gestora.
Sobre as oportunidades para o público que passou dos 30, Carmen reafirma o compromisso da empresa em valorizar a diversidade. “Estamos cientes do valor de unir ideias diferentes numa cultura que reflete o nosso mercado global, amplia as nossas oportunidades de negócio e, desta forma, buscamos os melhores talentos independente de etnia, raça, religião, gênero ou gerações. Já tivemos estagiários que estavam cursando a segunda graduação com mais de 30 anos de idade e, sendo uma empresa que valoriza a diversidade, estamos abertos a todos os candidatos interessados e que se identificam com os valores da John Deere”, afirma.
Como se preparar para uma seleção?
Para quem está se candidatando a uma vaga de estágio, a gestora de RH da John Deere, Unidade Horizontina, compartilha algumas dicas para esse processo. “Destacamos que por ser de origem americana, o idioma inglês é essencial. Conhecimentos em Excel, Power BI e sistemas de engenharia podem ser considerados diferenciais no processo seletivo, bem como as chamadas soft skills desse mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), com grande capacidade de adaptação”, compartilha Carmen.
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico(NAP) e o Núcleo de Apoio Empresarial (NAEMP) da FAHOR construíram em conjunto algumas dicas de entrevista de emprego, de como construir um bom currículo e também a elaborar um perfil profissional no Linked In. Os vídeos com as lives realizadas, estão disponíveis no Instagram da FAHOR. Acompanhe clicando aqui.
Com essas dicas e orientações não restam dúvidas de que o esforço e dedicação no processo seletivo de estágios valem a pena para a carreira profissional. Quem quiser acompanhar as vagas disponíveis na John Deere basta acessar o site: https://www.deere.com.br/pt/a-nossa-empresa/carreiras-na-john-deere/