O Curso de Engenharia Química da FAHOR recebeu a aprovação de dois artigos científicos, produzidos por professores e estudantes, no 23° Congresso Brasileiro de Engenharia Química – COBEQ. O Congresso é o maior e mais relevante evento de Engenharia Química no país, realizado a cada 2 anos pela Associação Brasileira de Engenharia Química.

O primeiro artigo trata da "Condensação de vapores de Gasolina com o simulador iiSE - O Caso De Gasolina isenta de etanol", a pesquisa foi parte do  Trabalho de Finalização de Curso do egresso de Engenharia Mecânica, Fabrício Benedetti, em 2019, que construiu um protótipo de condensador de vapores de gasolina. Nesse trabalho se buscou reproduzir a modelagem de um sistema de condensação de vapores de gasolina, como etapa inicial do processo de tropicalização do conceito. O artigo tem participação do Engenheiro Químico e professor Rafael Schneider e do engenheiro mecânico Fabrício  Benedetti.

O segundo artigo trata da pesquisa “Tijolos maciços com lodo de ETE: Planejamento, Licenciamento e Implementação”, que trata de uma pesquisa para reutilizar o lodo gerado no processo de tratamento de efluente industrial na indústria de materiais cerâmicos. Com isso, reaproveita-se o resíduo e reduz a extração de matérias-primas do meio ambiente. Assim, o lodo é enviado até uma olaria para ser utilizado como parte da matéria-prima na fabricação de tijolos, ao invés de ser destinado para aterro ou compostagem. O artigo tem participação do Engenheiro Químico e professor Rafael Schneider, da estudante de Engenharia Química, Camila Katzer, e das professoras Darciane Kerkhoff, engenheira química e Fernanda Dresch, engenheira civil.

Historicamente, reúnem-se mais de mil profissionais da academia e da indústria em todas as áreas da Engenharia Química, onde temáticas relacionadas à pesquisa, inovação e aplicação da Engenharia Química são apresentadas e discutidas. Integrado ao COBEQ, acontece o Encontro Brasileiro sobre Ensino de Engenharia Química (ENBEQ), um evento tradicional da área de ensino de Engenharia Química no Brasil. 

n0158

Estudante Camila Katzer e professor Rafael Schneider