n0185

A “incerteza” e a falta da possibilidade de planejar podem incomodar bastante algumas pessoas. É importante que qualquer assunto que incomoda tenha espaço e possibilidade para ser conversado sem julgamentos e com escuta amorosa. 

Esse é um dos aspectos que a campanha Setembro Amarelo busca atingir. A Faculdade Horizontina, por meio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e da Pastoral Universitária, apoia essa causa e discute o tema com seus colaboradores, estudantes e público em geral, ao compartilhar assuntos que envolvem o tema, especialmente nesse ano impactado pela pandemia do Novo Coronavírus. 

A campanha interna é identificada pelo slogan “A vida em nossas mãos: eu acolho a sua”, com o intuito de abrir espaço e oportunidades de fala, de acolhimento e de enfrentamento dos sintomas, que podem ser ansiedade, depressão entre outros  transtornos. 

Quem acompanha as atividades da FAHOR de forma online, vai receber informações sobre saúde mental no decorrer do mês de setembro, e quem passar pelo Campus Arnoldo Schneider vai perceber algumas símbolos no Jardim de Lutero e à noite, a fachada será iluminada para destacar a importância do assunto. 

É importante procurar ajuda e sempre conversar sobre nossas angústias. Um exemplo de ajuda gratuita e anônima pode ser encontrado no CVV- Centro de Valorização da Vida. O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Precisando conversar ligue para o 188 ou acesse www.cvv.org.br

Em Horizontina e nos municípios da região, o atendimento à saúde mental na saúde pública se dá no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e geralmente o encaminhamento é feito por meio das Unidades de Saúde.

Há de se destacar o trabalho profissional de psicólogas e psiquiatras que auxiliam a cada ser humano a enfrentar suas dores, angústias e superar o sofrimento mental, que muitas vezes, pode levar a perda do que se tem de mais valioso: a vida.

n0185

Laços amarelos foram colocados no Jardim de Lutero, que dá acesso ao Campus.