Os Cursos de Engenharia Ambiental e de Engenharia Química da FAHOR apoiam a 27ª Semana Interamericana da Água e a 20ª Semana estadual da Água, que neste ano ocorre de 25 de setembro até 3 de outubro, de forma online. 

A FAHOR foi convidada pela parceria com a ONG Terra Verde, que já desempenha diversas atividades durante o ano, envolvendo ações de conscientização contínuas na região.

O tema deste ano é “Cuide da água, compartilhe saúde” e pretende motivar e incentivar estudantes, professores e a comunidade geral para os cuidados necessários para a preservação dos recursos hídricos. 

A Semana Estadual da Água motiva diversas regiões do Rio Grande do Sul em ações de conscientização e debates sobre o assunto. A FAHOR inicia sua participação com atividades em sala de aula, nas disciplinas dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química. Já neste sábado, 26 de setembro, as professoras Laís Teixeira e Marliza Reichert discutem o valor das pesquisas científicas para melhorar o meio ambiente  e  também sobre os “Agrotóxicos e a Contaminação das águas na região Noroeste e Missões”, no programa de rádio O rumo das Coisas, da Rádio Fema.

As professoras também destacam o projeto de pesquisa com apoio da FAPERGS que possibilita o estudo sobre a qualidade da água da bacia hidrográfica de Horizontina, que já tem apresentado um diagnóstico importante para embasar ações práticas de preservação.

 

n0194

Além dessas atividades realizadas pela FAHOR, outras instituições também se empenham em campanhas de conscientização.

Veja abaixo o que está previsto em toda região:

❖Produção de textos/poesia, por alunos das redes públicas e privadas, que após mobilização das redes de ensino, passarão por seleção/classificação pela Comissão regional e serão lidos (gravados) por lideranças de entidades regionais (Prefeitos, Vereadores, ACIs, Sindilojas, Sindicatos Municipais, Sindicatos de Trabalhadores, Corsan, ONG Terra Verde, Comitê Turvo, UNIJUÍ, FAHOR, 17ª CRE) e divulgados nas mídia;
Data: Replicação nas mídias digitais: De 25/09 a 03/10
Responsável: Grupo Gestor: ONG Terra Verde, Comitê Turvo, UNIJUÍ, FAHOR, 17ª CRE, URI Santo Ângelo
❖ Vídeos abordando o tema com o objetivo de motivar, divulgar e compartilhar conhecimentos sobre a importância da água
Replicação nas mídias digitais: De 25/09 a 03/10
Live de abertura da Semana Interamericana da água: Cuide da Água, Compartilhe Saúde.
Com Beatriz Santina Cancian Milbradt – 17ª CRE/Santa Rosa; Adilson Stefens – Bacia Hidrográfica Turvo/Santa Rosa/Santo Cristo; Juliana Meller – ONG Terra Verde
❖ Programa “O Rumo das Coisas” – Rádio FEMA Educativa FM
Tema: Cuide da Água, Compartilhe Saúde – O Uso de Agrotóxicos e a contaminação das águas na região Noroeste e Missões do RS
Liziara Cabrera – Universidade Federal Fronteira Sul/Marliza Reichert/Laís Teixeira – FAHOR e ONG Verde Terra
Data: 26/09/2020 – 8h30min
Transmissão: Rádio FEMA FM e facebook.com/orumodascoisas
Plantio de mudas de árvores nativas em áreas de proteção de mananciais pela coordenação regional do evento;
Data: 26/09/2020 - 15 horas
Responsável: Grupo Gestor: ONG Terra Verde, Comitê Turvo, UNIJUÍ, FAHOR, 17ª CRE, URI Santo Ângelo
Live: Histórico da implantação do Comitê Bacia Hidrográfica dos rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo (U30) com o presidente e ex-presidentes. Adilson Steffen, Marcos Paulo Scherer, Cláucia Kapper e Cléria Meller na Semana Interamericana.
Data: 02/10/2020 – Sexta-feira - 19 horas
Transmissão: facebook.com/cairutv

Live: Projeto de pesquisa Controle da Dengue e saúde - 

Data: 06/10/2020 – 14 horas
Responsável: Professora Josiane Fiss Lopes – Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú/Parceria – IFFAR