A Faculdade Horizontina é parceira do “Projeto Catadores”, que está sendo desenvolvido na cidade de Três de Maio. O objetivo principal do Projeto  é promover o desenvolvimento de uma atividade socioeconômico sustentável.

Nesta segunda fase, o foco está na capacitação desses trabalhadores, a partir da realização de oficinas semanais.  Na última semana, o professor da FAHOR, engenheiro eletricista e engenheiro de Segurança do Trabalho Rodrigo Bastos, ministrou a oficina sobre Uso de EPI´s e segurança no trabalho.

“Foi uma experiência gratificante em poder colaborar com essas pessoas. Durante a conversa, eles mesmos puderam perceber que estão expostos a diferentes riscos ocupacionais que colocam a sua saúde e integridade física em risco e que a utilização do equipamento de proteção individual (EPI) é fundamental para as suas atividades laborais. Buscamos criar uma conversa bem informal e leve, utilizando imagens e apresentando alguns EPI's que podem contribuir para que executem suas atividades de maneira mais segura”, comentou o professor Rodrigo.

O professor destacou também sobre os diversos cuidados que eles devem ter, sendo que o principal é a proteção das mãos, que podem entrar em contato com objetos cortantes e perfurantes (vidros quebrados, objetos pontiagudos) e também materiais contaminados (seringas, agulhas). 

Desde dezembro de 2019, a iniciativa tem sido fruto de um trabalho cooperativo entre a Sicredi, a FAHOR,  Setrem,  Prefeitura Municipal e a ACI  de Três de Maio e também a Global Communities que coordena todas essas forças e atividades.

n224 1

FOTO: Global Communities