Uma das melhores épocas para o varejo é o fim de ano, onde mesmo com as dificuldades deste ano, as pessoas vão buscar alguma forma de festejar, presentear, mesmo porque o distanciamento ainda exige que ainda se fique longe de amigos queridos.

Atento a esse importante período para as vendas, o professor, administrador e vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume compartilhou em sua coluna há alguns dias, uma lista de ações que, se ainda não desenvolvidas na sua empresa, podem ser executadas ainda nesses próximos dias, pois a época de festas só está começando.

 Com base em Raul Candeloro, editor da Revista Venda Mais, o professor listou alguns pontos a serem observados pelos lojistas, buscando a melhor preparação para a época em que uns buscam boas vendas e outros, a satisfação de desejos. 

1- Envolva TODA a sua equipe na busca pelo aproveitamento das oportunidades;

2- Defina claramente as metas de vendas para o Natal e Ano Novo, inclusive com metas específicas por linha de produtos, por profissional, por loja, etc.;

3- Se nas campanhas for possível acrescentar prêmios que gerem experimentação de novos produtos, você ainda pode gerar mais vendas e propagação sobre o que você oferece;

4- Crie campanhas internas estimulando a equipe comercial e as equipes de apoio. Não esqueça da sua equipe, que é chave do processo e nem todos percebem;

5-  Utilize as mídias sociais e pesquisas por e-mail para detectar rapidamente o que vai vender mais e certifique-se de que a falta de produtos não vai atrapalhar o melhor aproveitamento desta época;

6-  Seja ágil e esteja preparado em termos operacionais, logística e treine o pessoal para receber um fluxo maior de clientes, telefonemas, mensagens, e-mails, pedidos, reclamações, etc.;

7-  Crie e distribua para os clientes mais fiéis e com maior potencial, vale-compras ou vale-desconto para estimular compras futuras e recompras. Sabendo que uma parte dos clientes só compra da sua loja neste período, não perca o melhor momento para estimular o aumento da frequência deles no próximo ano;

8-  Dê e faça ofertas especiais e tratamento “VIP” a quem JÁ é cliente, pois eles esperam ser tratados de forma especial, principalmente neste momento em que há um acúmulo de clientes na empresa e muitos deles eventuais;

9- Cadastre os clientes novos para contatos futuros e pós-venda. É preciso investir um pouco de tempo de sua equipe agora, para colher depois, então, o cadastro precisa ter informações corretas e completas para os futuros contatos;

10-  Prepare a equipe para fazer o pós-venda e construir relacionamentos. Será fundamental para melhorar o desempenho nos meses seguintes, onde normalmente reduz o movimento.

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