A estudante do Curso de Engenharia de Produção da FAHOR, Jéssica Hickmann, está no 6º semestre e, desde o início da Faculdade, aproveitou as oportunidades para construir sua carreira profissional e incentivar outras meninas a seguirem na área. Jéssica foi contratada por uma indústria de equipamentos agrícolas comerciais e industriais, depois de ter no currículo diversas experiências de estágio na área em que estuda. 

Ela conta que ainda no Ensino Médio descobriu sua paixão pela Engenharia. “Quando estamos decidindo sobre nosso futuro, a gente participa de tudo, né. Ainda no 2º ano do CFJL participei do Programa Jovem Aprendiz e tive uma experiência profissional e, foi nesse momento que eu decidi pela Engenharia”, conta.

Antes da contratação, Jéssica aproveitou a vaga de estágio para Curso Superior na John Deere, em Horizontina e depois trabalhou, também como estagiária, na metalúrgica Candeia, de Santa Rosa. “Trabalhei na área de PCP, que é Planejamento e Controle da Produção, totalmente ligado ao curso de Engenharia de Produção e isso agregou muito conhecimento para mim”, afirma Jéssica.

Para ela, o contato com profissionais de grandes empresas e multinacionais, tornaram os últimos anos muito especiais. “ Mesmo enfrentando uma pandemia, surgiram novas oportunidades. Hoje estou contratada, ingressei em uma vaga efetiva em outubro, na engenharia de manufatura, como técnica em processos Industriais”, relata Jéssica.

Jéssica também participa, desde 2018, da SWE Internacional e neste ano passa a fazer parte da coordenação do Núcleo SWE FAHOR, um projeto que estimula a participação de meninas e mulheres nas áreas das Ciências, Engenharia, Tecnologia e Matemática. “Quero ajudar mais meninas a trabalharem nessa área e a compreenderem que podemos ser e fazer o que a gente sonha, em qualquer área, especialmente na Engenharia, que é uma área muito promissora e ainda carente de profissionais”, comenta. 

Quando escolheu a FAHOR para sua graduação, Jéssica conta que tomou a decisão depois de conhecer como é a Faculdade, suas parcerias e os projetos extracurriculares que são ofertados. “Tudo o que eu aprendi no Projeto de Aerodesign, um projeto extraclasse, eu consigo aplicar no dia a dia e isso contribuiu muito com a minha formação até agora, porque são situações muito similares aos desafios de uma empresa e isso nos prepara para buscar as melhores soluções possíveis”, destacou a estudante do 6º semestre.

n238