Inovação e estratégias de mercado são os maiores agregadores de valor para produtos e negócios de qualquer área e em qualquer lugar do mundo. Quem entende que seus produtos e negócios precisam gerar mais valor precisa estimular estes dois aspectos. Observar o que os outros estão fazendo, especialmente em outros setores, pode ser um excelente caminho. 

A revista Forbes é conhecida pelas informações sobre economia e negócios, além de diversos rankings, como as maiores fortunas, as maiores empresas, ou listas dos maiores destaques do setor, também incentiva a inovação com a lista anual das empresas mais inovadoras de cada setor. Na edição 81 publicada em 30 de outubro de 2020, pode-se ver a lista atualizada das empresas mais inovadoras do Brasil. Observar o que estas empresas estão fazendo pode ser uma luz para quem está planejando 2021.

No ano em que a economia brasileira encolheu entre 4 e 5%, segundo as estimativas, as empresas que mais cresceram e ganharam destaque em inovação, foram as que melhor entenderam e principalmente as que reagiram mais rapidamente às mudanças de pensamento e comportamento do cliente e da sociedade em meio a pandemia. Claro que uma grande empresa não muda do dia para a noite sem ter uma boa preparação. Como é que elas se adaptaram e aproveitaram as mudanças tão rapidamente? Organizações que já têm cultura de inovação, flexibilidade, tolerância a mudança, estímulos à criatividade e à iniciativa dos seus colaboradores desenvolvem uma capacidade bem acima da média, para se adaptar e superar dificuldades. Conceitos como transformação digital, indústria 4.0, customização e flexibilização estão no dia a dia de quem desenvolve esta capacidade.

As pessoas que estão em busca destes novos caminhos devem olhar para outros setores, pois os insigths mais importantes vêm de lá. Em busca de inovação e desenvolvimento, um caminho perigoso é tentar seguir ou imitar o que os concorrentes mais comuns já fizeram, mesmo que pareça mais fácil, mais barato e mais rápido. Além dos clientes, fornecedores e formadores de opinião passam a ver a empresa como uma imitadora e dependente dos concorrentes. 

Tem muita gente falando em digitalização e na importância de investir em tecnologia, mas além deste esforço depender de uma medida certa, as novas tecnologias devem fazer parte de um conjunto e não de esforços isolados e únicos. A sobrevivência de muitas empresas em 2020 se deve a digitalização, mas muita gente fez isso e o fez para sobreviver, não exatamente de forma planejada, e nestas situações, pode-se perder dinheiro e negócios. O que você vai fazer de diferente em 2021 e como vai preparar 2022 ao longo do próximo ano? 

Com os rankings, balanços, perspectivas de um novo ano melhor do que 2020, histórias de superação, cases de sucesso, surge um clima mais inspirador e motivador para o planejamento de 2021, e isso é ótimo! Todavia, antes de investir ou seguir investindo em tecnologia, automação, modernização, novos equipamentos, máquinas, sites, softwares, aplicativos, é fundamental entender que quem alimenta e faz movimentar tudo isso são as pessoas da equipe.

As empresas que estão no topo das listas de mais inovadoras, maiores destaques disto ou daquilo, têm sempre no início das histórias os investimentos em pessoas, construção e qualificação de equipes. Se você quer “virar o jogo” ou “manter o time ganhando”, agregar valor, inovar, digitalizar, automatizar, começar a levar os seus negócios para o mundo 4.0, comece com as pessoas, incluindo você mesmo.

Texto escrito por Marcelo Blume - vice-diretor da FAHOR. Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

 

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