O estudante Henrique Proes Gerhardt, do curso de Engenharia de Controle e Automação foi premiado como estudante destaque em Programação de Computadores. Ele conquistou o 1º lugar em uma Gamificação realizada na disciplina ministrada pelo professor Fabrício Desbessel, ofertada no 2º semestre de 2020 e que contou com a participação de estudantes de Engenharia Mecânica e de Controle e Automação.

A disciplina de Programação de Computadores tem como objetivo oportunizar que os estudantes desenvolvam softwares que resolvam problemas matemáticos e de análise de dados. A linguagem utilizada é o C# no ambiente do Visual Studio trabalhando a parte de codificação, design de telas do software, debug e testes, criação de instalação para o software e ainda a criação de aplicativos móveis para serem utilizados em smartphones.

Fabrício explica que a gamificação previa pontuações para entrega de tarefas, participação em aula, ajuda aos colegas, apresentação de exercícios resolvidos e resolução de desafios. “É uma forma lúdica de motivar os estudantes a realizarem as atividades propostas, buscarem mais conhecimento, trabalhar em equipe e praticar mais a programação”, comenta. 

“Gamificação vem sendo amplamente utilizada na educação e, em especial nesse ano de pandemia onde, foi necessário buscar alternativas para manter os alunos engajados na sua aprendizagem e motivados para buscar sempre mais. Também trabalha o lado profissional, desenvolvendo soft skills como trabalhar em equipe, liderança, comprometimento e aceitar desafios”, também destaca o professor.

Além do Henrique, também foram destacados os estudantes Lucas Rohsler Pinheiro e Alison Marcelo Werle, ambos do Curso de Engenharia de Controle e Automação. Todos os premiados vão receber certificados de estudante destaque e prêmios que foram oferecidos pelo professor.

 n242
      Henrique recebendo o prêmio do professor Fabrício.