n0003

O estudante do Curso de Engenharia de Controle e Automação, Gabriel Amadori, desenvolveu uma importante pesquisa no seu Trabalho de Conclusão de Curso, ao criar um protótipo de medidor de vibração ocupacional tendo como base a Norma Regulamentadora 15, que define os valores aceitáveis para a vibração nas mãos e braços. O trabalho que foi avaliado com nota máxima foi orientado pelo professor, Doutor em Engenharia Elétrica, Mauro Rodrigues.

A vibração ocupacional é um tipo de problema que pode acometer pessoas que trabalham com maquinário pesado, causador de grandes tremulações. A vibração, geralmente, é de corpo inteiro ou apenas nas mãos e braços e  a crescente cobrança sobre a ergonomia e a segurança no ambiente de trabalho criou oportunidades para o desenvolvimento de ferramentas de medição e avaliação dessas atividades laborais. 

Contudo, de acordo com o estudante, o alto custo desses instrumentos dificulta o acesso de pequenos e médios empresários às formas de avaliação eficazes sobre a segurança de seus trabalhadores.

“Para atender a essa situação foi elaborado um programa através do software LabVIEW, capaz de realizar os cálculos propostos na norma, associado a um microcontrolador NI USB-6009, juntamente com um sensor acelerômetro para a aquisição dos dados das atividades a serem avaliadas.

O estudante explica que o microcontrolador e o sensor ficam conectados e o sensor fica acoplado na mão do trabalhador para que sejam obtidos os dados das vibrações e depois, eles são enviados para o software realizar os cálculos. Depois, os resultados obtidos são cruzados com os índices da Norma de Higiene Ocupacional NHO 10.

“Assim, foram analisados os resultados das acelerações (vibrações) às quais o trabalhador pode estar submetido e, também, foi realizada uma análise comparando-as com as medidas aceitáveis pela legislação”, completou o estudante Gabriel Amadori.

n0003

Aqui o registro do dispositivo sendo testado, em captação de dados de vibração na mão de um trabalhador