A escolha da profissão geralmente é definida na adolescência ou na vida adulta. Mas, para o novo docente da FAHOR, bacharel e Doutor em Química, Augusto Huppes da Silva, o amor por essa área surgiu ainda quando criança.

E, foi essa curiosidade pelos fenômenos químicos que o fez buscar a graduação e concluir o Mestrado em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso, em 2012 e o Doutorado em Química Inorgânica pelo Instituto de Química de São Carlos da USP, em 2016.

Nascido em Crissiumal, ainda criança mudou-se com a família para o Mato Grosso e uma de suas metas pessoais era poder retornar ao solo gaúcho e se desenvolver na profissão que escolheu. 

“A Química sempre foi uma de minhas matérias preferidas, desde muito pequeno fui aficionado por entender os fenômenos que me cercavam. Minha caminhada me levou por alguns estados do Brasil, visto minha graduação e pós-graduação nos estados de Mato Grosso e São Paulo, sem falar nas experiências internacionais que tive no decorrer dessa jornada, na participação de eventos. Sendo crissiumalense, sempre tive o intuito de voltar para o Sul do Brasil, mais próximo de minha terra natal e poder contribuir no seu desenvolvimento, utilizando minha formação e também minhas experiências.  Dar aulas e compartilhar conhecimento sempre foi um objetivo na minha jornada”, afirma o professor.

n0029

Ele já trabalhou na docência, na Universidade Federal do Pampa- Campus Itaqui e de lá veio para a FAHOR. “Esta oportunidade  é de muito apreço pois é a continuidade dessa caminhada de maneira alinhada com meus objetivos. Me sinto mais uma vez muito empolgado para aprender, desta vez sobre a área das engenharias. É com certeza um desafio para um químico de formação teórica ministrar essas matérias, mas será um tempo de muito estudo e aprendizado”, conclui.

 O professor Augusto é responsável pelas disciplinas de Transferência de Massa e Processos Industriais II no Curso de Engenharia Química e nas disciplinas de Conforto Térmico e Refrigeração Industrial  e Transferência de Calor, no Curso de Engenharia Mecânica.