Uma das metodologias mais prestigiadas do mundo na gestão da produção, o Lean Six Sigma, começa a ser implementada no Grupo Jaeli, indústria de móveis de Nova Candelária.

A meta principal é implementar uma cultura voltada ao Lean, onde o grupo como um todo buscará a eliminação gradativa de desperdícios na linha de produção e nos setores administrativos, aplicando um método padrão com suporte de projetos de melhorias com base na metodologia Lean Six Sigma, ou seja, uma união das práticas do Lean e do Six Sigma para tornar as atividades da empresa muito mais eficientes e melhorar seus resultados.

Para implementar esses conceitos, porém, é preciso estudar bastante o que as duas metodologias orientam, como destaca o professor Sirnei: “Serão realizados treinamentos sobre a metodologia fazendo com que os produtos e processos sejam otimizados, e as equipes de colaboradores compreendam o que são as perdas e como deverão agir para que sejam eliminadas de forma segura e gerando aumento de rentabilidade da empresa. Nós oferecemos o treinamento para todos colaboradores em seus respectivos níveis e proporcionamos a implementação da cultura em longo prazo”, explica o professor.

O projeto Lean Six Sigma no Grupo Jaeli que está sendo desenvolvido com o trabalho de consultoria da FAHOR e coordenado pelo professor e Engenheiro de Produção Sirnei Kach, compreende diagnóstico e acompanhamento de atividades na indústria de móveis e também qualificação de todos colaboradores da empresa, divididos em grupos, por necessidade e relevância no envolvimento com o projeto nos níveis White Belt, Yellow Belt e Green Belt de formação na metodologia. 

O primeiro treinamento efetivo começou no dia 30 de abril, nos ambientes da FAHOR, em Horizontina, conforme o registro fotográfico. Participaram o professor Sirnei Kach e a equipe diretiva da JAELI, composta pelos diretores e sócios Jackson Fernandes e Marciele Fernandes e também a responsável pelo setor financeiro, Mônica Stormowski.

n0046