Ao terminar o semestre letivo é possível observar os resultados de noites e muitas horas de aula, pesquisa, leitura e busca pelo conhecimento, numa das principais tarefas entre estudante e professor, essa troca que aumenta, cria e desenvolve o conhecimento científico.
Aos estudantes do 1º semestre dos Cursos de Engenharia, uma das disciplinas em comum entre os seis cursos da FAHOR é ministrada pelas professoras, Dra. Janice Francesquett e Me.Darciane Kerkhoff, em Química Geral. E é com os conceitos trabalhados nessas aulas que ela criou o projeto “Somos Todos Cientistas”, que neste ano teve a 2ª edição.
A disciplina, neste semestre contou ainda com a engenheira Química, professora Darciane Kerkhoff e com a professora da área de Microbiologia, Cláudia Verdum Viegas. O trio de professoras trouxe conceitos interdisciplinares da Química na Engenharia, complementando o aprendizado e mostrando aos estudantes as diversas áreas de aplicação do conhecimento básico em Engenharia para que também os auxiliem a encontrar as áreas mais adequadas ao seu perfil profissional e preparando-os para a atuação na sociedade e no mundo do trabalho.
“Buscamos nesse formato de aula, desenvolver o estudante como protagonista, assumindo uma postura mais participativa, na qual ele resolve problemas, desenvolve projetos e cria oportunidades para a construção do conhecimento. Eles realizaram trabalho em equipe, trabalho em grupos interdisciplinares e aprenderam novas habilidades com o uso das diferentes tecnologias para registrar e documentar todas as fases do trabalho, com artigos, textos e vídeos”, destacou a professora Janice.
Confira algumas imagens da socialização dos trabalhos que foram realizados em grupos, na modalidade on-line e híbrida e também da apresentação aos demais colegas, na última aula da disciplina. O álbum completo você vê aqui.