Os estudantes que integram a equipe BAJA Sinuelo FAHOR estão animados com a nova pista de testes do Baja que recebeu melhorias e um novo projeto, nos últimos dias.
Com orientação do professor Paulo Soliman, experiente juiz das competições de Baja da SAE Brasil, foi projetada uma nova pista, construída semelhante à pista oficial de competições da SAE, em São Paulo e para que representasse a realidade das competições, foi necessário o apoio da Secretaria Municipal de Obras de Horizontina, que auxiliou com máquinas para que o trajeto e outros detalhes da pista fossem alcançados.
“A pista foi adaptada com o objetivo de representar a realidade das competições, tanto na etapa regional quanto nacional, vividas pela equipe. Buscamos a excelência em nosso projeto e para isto, precisamos testar o protótipo desse veículo off road para que o carro alcance o desempenho esperado. Agora, temos 500 metros de pista com as características de uma trilha, com rampas, buracos, troncos e pneus no seu trajeto”, explicou a capitã da equipe, Rafaela Rohden.
Conforme explica a capitã, o protótipo de um veículo off road não é testado em pistas de Motocross, por exemplo, pois os projetos têm objetivos diferentes, enquanto o Motocross tem o objetivo de um percurso de velocidade o Baja busca por resistência em terrenos acidentados, ou seja, a nova pista do Baja, tem outras características.
“A nossa expectativa é participar da competição que está prevista para novembro de 2021 e por isso os testes realizados na nova pista vão auxiliar nos ajustes necessários para que esse carro desenvolvido pela equipe tenha o melhor desempenho nas provas”, destacou Rafaela.