Acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da FAHOR - Faculdade Horizontina, realizaram uma viagem de estudos entre nos dias 14 e 15 de outubro de 2011, com visitas programadas nas cidades de Pelotas, Rio Grande e Santa Cruz do Sul.

De acordo com a Professora Janete Stoffel, coordenadora do Curso de Ciências Econômicas e organizadora da viagem, "a visita técnica oportunizou o enriquecimento dos conhecimentos dos estudantes, aproveitando a companhia e orientação dos professores que também participaram da viagem".

O roteiro da viagem iniciou no dia 14 pela manhã o grupo conheceu a Charqueada São João, em Pelotas, construída entre 1807 e 1810, que é um belo exemplo da arquitetura do Ciclo do Charque no Estado do Rio Grande do Sul. O local foi cenário da minissérie "A Casa das 7 Mulheres", realizada pela Rede Globo em 2002 (a história completa deste local pode ser conhecida no site www.charqueadasaojoao.com.br). Na mesma manhã o grupo ainda conheceu a arquitetura do Centro Histórico de Pelotas formada pelo ciclo do charque e também os famosos doces pelotenses.

Na tarde do dia 14 os academicos realizaram visita técnica monitorada junto ao Porto de Rio Grande. Inicialmente tiveram uma palestra com responsável técnico da Superintendência do Porto, onde conheceram a estrutura portuária, a evolução e perspectivas positivas que estão se constituindo para sua expansão. Após a palestra o grupo passou a ser acompanhado por representantes da Sagres Agenciamentos Marítimos Ltda, prestadora de serviços que atua nos segmentos de Agenciamentos Comerciais, Agenciamentos Marítimos, Operações Portuárias, Operações Logísticas e Armazenagem/THC, empresa que atualmente efetua o maior percentual de operações portuárias no Porto de Rio Grande.

Durante a visita monitorada e acompanhada pelos representantes da Sagres os alunos conheceram vários dos processos que ocorrem no Porto. Desde a infraestrutura, etapas dos processos de importação ou exportação, produtos que são comercializados, tipos de navios utilizados para os produtos, atuação de práticos para ancoragem dos navios, trabalho dos estivadores no desembarque de cargas, procedimentos para ovar e desovar contêineres, recebimento e armazenagem de produtos destinados para exportação ou que foram importados. Um fechamento brilhante desta visita técnica aconteceu quando o grupo teve a possibilidade de aproximar-se do casco de navio que atracou no Porto de Rio Grande no dia 11 de outubro e que será transformado na plataforma P58, dentro das obras do Polo Naval de Rio Grande. Esta visita pode ser considerada histórica por ter sido o primeiro grupo de estudantes registrado como visitantes desta plataforma.

Finalizando as atividades da sexta-feira os alunos ainda conheceram os molhes da barra, em seu lado Oeste, os quais têm 4 km de extensão, sendo considerada uma das grandes obras de engenharia naval do planeta.

No dia 15, sábado, no turno da manhã a primeira visita técnica ocorreu nos Terminais da Tergrasa/Termasa, pertencente ao grupo CCGL. Nesta oportunidade os estudantes conheceram a estrutura de recebimento, armazenagem, carga e descarga de grãos como soja, arroz, milho, trigo. Estes terminais atuam nas importações e exportações de grãos, operando basicamente navios graneleiros, cujo processo de carregamento pôde ser observado no local. A empresa também possui capacidade para armazenamento de produtos, correspondente a 76 mil toneladas.

A segunda visita da manhã (e a última do roteiro) aconteceu no Tecon Rio Grande S.A./ Wilson Sons Terminais. Esta empresa atua nos processos de importação e exportação de produtos que sejam acondicionados em contêineres e no local os estudantes puderam conhecer a infraestrutura existente para as operações executadas.

Para encerrar a viagem o grupo passou pela cidade de Santa Cruz do Sul, onde além de conhecer um pouco da cidade também pode prestigiar a 27ª Oktoberfest, de onde retornou para Horizontina.