O curso de Ciências Econômicas da FAHOR participa de um projeto de planejamento e estruturação industrial com foco na Nova Economia para o estado do Rio Grande do Sul por meio de convite do Conselho regional de Economia do RS, o CORECON.
A proposta do CORECON-RS é integrar os Cursos de Economia nas discussões regionais, possibilitando melhorias estratégicas nos Coredes- Conselhos Regionais de Desenvolvimento e assim, os pesquisadores e professores poderão fornecer uma série de indicativos regionalizados visando subsidiar o Governo do Estado com informações importantes para a tomada de decisão a nível estadual.
De acordo com o professor da FAHOR, economista Márcio Kalkmann, entre os pontos debatidos, ficou estabelecido que os estudos e ações serão voltados ao fortalecimento da indústria gaúcha, com viés disruptivo. “Também há uma preocupação em torno da Nova Economia. A região Fronteira Noroeste é muito conhecida por ser o berço de máquinas e implementos agrícolas, tendo grande potencial no agronegócio Nossa região é forte referência para a indústria de máquinas e implementos agrícolas não apenas para o estado, mas para o Brasil. Também de forma geral, empresas do agronegócio como um todo estão se fortalecendo na região. Iniciativas disruptivas também estão surgindo, principalmente dentro de Incubadoras aqui na região”, destacou o professor.
O professor Márcio Kalkmann participou deste primeiro encontro no Dia do Economista, marcado em 13 de agosto. “A proposta está apenas nascendo e novos encontros serão agendados, a partir da articulação com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Estado. Somos hoje, no Rio Grande do Sul, a 4ª economia do Brasil e ações como estas, podem criar cenários interessantes para a economia gaúcha a médio e longo prazo”, destacou Kalkmann.
Participaram desta fase inicial de planejamento e análise, todos os cursos de Ciências Econômicas do RS, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento do Estado do RS, Joel Marashin e representantes do Corecon, como o conselheiro Aristóteles Galvão.