O Horizonte Ambiente Empreendedor é parceiro e apoia o programa Dev the Devs, um programa de formação de jovens desenvolvedores exclusivo para estudantes de ensino médio da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. Dessa forma busca incentivar a participação dos estudantes das escolas da região Noroeste Missões, nesse programa, onde aproximadamente mil jovens da rede estadual terão a oportunidade de realizar uma formação gratuita na área de tecnologia. 

O Dev the Devs é uma correalização do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, da Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores e da Associação de Empresas de Tecnologia, com apoio da Secretaria da Educação e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, com patrocínio do BRDE.

No curso, serão abordados os conceitos de computação e de pensamento computacional; funcionamento abstrato de computadores; funcionamento da internet e impacto na programação de sistemas; conjunto de ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas e para web.

Não é preciso ter conhecimento prévio de programação. Para participar do programa Dev the Devs, o jovem precisa precisa estar matriculado no Ensino Médio, em uma Escola da Rede Estadual. Além disso, precisa ter acesso a um computador com aproximadamente 8GB de memória e internet capaz de reproduzir as vídeo aulas. 

Se o número de inscritos for superior ao número de vagas, serão considerados aspectos como diversidade geográfica, igualdade de gênero e vulnerabilidade socioeconômica.

As inscrições devem ser feitas através do site https://www.pucrs.br/devs/ no período de 21/09/2021 a 05/11/2021.

n0098