No mês de outubro, a Pastoral Universitária e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico refletem sobre as relações de gênero junto aos estudantes e professores.

Na noite de 20 de outubro foi realizado o CINE FAHOR, seguindo o compromisso da Instituição em oferecer ambientes de formação extracurriculares e programas de promoção cultural aos acadêmicos. Nesse sentido, o tema buscou valorizar e ampliar o debate sobre os Temas Transversais propostos pelo MEC às instituições de ensino superior que também estão relacionados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com um recorte mais específico ao objetivo 5: Igualdade de Gênero.

O coordenador da Pastoral, professor e catequista Cláudio Giovani Becker exibiu com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação, três curtas relacionados ao tema e para promover a reflexão e releituras referentes ao tema proposto, foi convidada a psicóloga Aline Vernier, que também coordena o programa de Mentores da Fundação Capacitar. 

“Os filmes mostram a perpetuação e promoção cultural pessoal e profissional de paradigmas presentes em nossa sociedade e que ainda privilegiam o masculino em detrimento do feminino. E isso está distante de ser superado em virtude da cultura fundamentalista que se perpetua. Ações como o CINE FAHOR oportunizam um olhar crítico construtivo sobre as formas de organização social, vislumbrando um olhar mais cooperativo entre os estudantes que estão (ou logo estarão) em diversos segmentos de atuação que exigirão sensibilidade humana, para valorizar as competências profissionais e as perspectivas de atuação entre homens e mulheres, com direitos e deveres comuns a ambos os sexos, sem discriminação. Sem dúvida o debate auxilia na promoção de efeitos multiplicadores e colaborativos com vista ao crescimento econômico, ao desenvolvimento social e a melhor qualidade de vida a partir da relação de igualdade entre as pessoas”, destacou o professor Cláudio. 

n106

Professor Cláudio e a psicóloga Aline Vernier participaram de reflexão sobre a Igualdade de Gênero