No dia 25 de novembro, as faculdades FAHOR, SETREM e FEMA juntamente com as ACIs da região promoveram o painel Vendas de Final de Ano, de forma on-line, transmitida no Auditório do Campus da FAHOR, em Horizontina. O objetivo deste evento foi qualificar os esforços de vendas do varejo por meio de curiosidades e dicas que contribuirão para alavancar as vendas neste período importante para o varejo e comércio, fomentando o desenvolvimento da econômia local e regional.

n119 2

O Painel foi formado por professores e consultores na área de vendas e marketing, sendo eles: Jonas Bordim – administrador, consultor empresarial, empreendedor e professor FEMA; Jesildo Lima - administrador, Doutor em Desenvolvimento Regional, Professor da SETREM e empreendedor e Marcelo Blume, administrador, professor e vice-diretor da FAHOR; autor de diversos livros na área de marketing e vendas.

Diversos pontos foram trazidos pelos painelistas, como, organização e planejamento para este período, tanto em diversidade de produtos/serviços como criar um ambiente que atrai o consumidor, investir em qualificação da equipe resultando em atendimento diferenciado. Foi abordado também o comportamento do consumidor, os fatores que fazem com que o consumidor se interesse pelos produtos e vá até às lojas físicas, quem são eles e o que procuram.

Para esse evento somaram-se esforços das instituições de ensino com a participação de colaboradores e Associados das Associações da região: ACI/SindiLojas de Três de Maio, ACISAP – Santa Rosa, ACISAT – Tucunduva, ACI -Tuparendi , ACICG - Cândido Godoi, ACICAMP- Campina das Missões, ACIPS de Doutor Mauricio Cardoso, ACIGI -Giruá e ACISA -Santo Cristo.

n119 1

 

Quem desejar assistir às dicas do Painel, pode rever no vídeo abaixo: