A FAHOR por meio do projeto de Hackathon Curricular desenvolvido desde o ano de 2020 é finalista, juntamente com um projeto da PUCRS, da 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora na fase estadual. O prêmio reconhece as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil e os premiados seguirão para a fase nacional. 

Os representantes do Sebrae Noroeste, Claudiomiro Reis e Ricardo Ninov realizaram o anúncio ao diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, e aos professores autores do projeto, o vice-diretor Marcelo Blume e o professor Jonas Diogo da Silva, na noite desta quarta-feira, 16 de fevereiro. O Hackathon Curricular é realizado na disciplina de Empreendedorismo e Inovação ministrada pelos professores Jonas e Marcelo, com apoio de outros professores da FAHOR e diversos convidados que se envolvem com mentorias e oficinas. Esta iniciativa integra um conjunto de ações realizadas na instituição que vem reforçando a cada ano, o incentivo à inovação e a vivência no mundo do trabalho e dos negócios, ao longo da vida acadêmica.

n 0006

“É sempre um desafio começar algo novo. Este foi ainda maior porque começou justamente no início da pandemia, quando tivemos que migrar as aulas para o online. Estamos muito felizes por esse reconhecimento, com a certeza de estar no caminho certo no estímulo ao empreendedorismo e à inovação aos nossos estudantes”, disse o professor Jonas.

O professor Marcelo lembra que a FAHOR já vinha realizando maratonas de inovação e empreendedorismo em parcerias com empresas, entidades e dentro da programação do SIEF – Seminário de Inovação e Empreendedorismo, quando na edição de 2019, num brainstorming com empresários, investidores anjo, e mentores, apresentou a ideia, ainda incipiente de envolver todos os estudantes da FAHOR em pelo menos uma maratona de inovação e empreendedorismo ao longo da vida acadêmica. A maratona objetiva a criação de soluções inovadoras para problemas reais de clientes, empresas e a sociedade. Desde 2020 já foram realizadas seis edições do hackathon como disciplina obrigatória dos currículos de todos os cursos e entre os temas estão: Novos negócios no mundo pós-pandemia, Soluções para a Indústria de Alimentos, Oportunidades de negócios para Instituições de Ensino e Soluções para o Agronegócio. 

A cerimônia do Prêmio Sebrae de educação Empreendedora será realizada em 15 de março de 2022, às 16 horas, em Porto Alegre. 

n 0006 1

Professores Jonas da Silva e Marcelo Blume