Um encontro realizado no sábado, 26 de fevereiro, no município argentino de Colônia Aurora reuniu também lideranças de Doutor Mauricio Cardoso, Horizontina e Três de Maio, para discutir a viabilidade de acesso entre os municípios fronteiriços.

274323949 324079019766995 2770850371909615107 n

O professor da FAHOR, Jonas da Silva, acompanhou a comitiva brasileira, que esteve representada pelos prefeitos de Doutor Mauricio Cardoso, Marino José Pollo, de Horizontina, Jones Jehn da Cunha, de Três de Maio, Marcos Vinicius Corso, e de Tucunduva,  Jonas Fernando Hauschild. Em Colônia Aurora, reuniram-se autoridades nacionais, provinciais e municipais da Argentina, como o prefeito Carlos Goring e os representantes federais, deputado Diego Sartori e deputado Hector Bárbaro, bem como vereadores e demais lideranças locais.

O professor e administrador Jonas Silva apresentou na oportunidade, os resultados de uma pesquisa realizada pelo Curso de Ciências Econômicas da FAHOR, em 2021, que analisou a viabilidade de uma travessia internacional entre as comunidades de Porto Santo Antônio, em Doutor Mauricio Cardoso e de Alicia Baixa, em Colônia Aurora.

O professor expôs dados sobre as distâncias entre Brasil, Argentina e Paraguai utilizando-se dessa passagem internacional através do Rio Uruguai. Com a realização desta travessia, por balsa, o fluxo de turistas pode aumentar, com intuito de conhecer os circuitos turísticos existentes na região e o intercâmbio comercial que deve ser fomentado.

Outras razões que contribuem para o fluxo de pessoas por este acesso é que uma Balsa é um negócio privado, com habilitação pública, o que irá repercutir no crescimento do comércio, feiras regionais, esportivas, artesanais, agricultura, festas e eventos locais em ambas as zonas, conseguindo também uma integração cultural. Os eventos relacionados à educação também pode ser reforçada tendo em vista uma integração entre os dois países.

O prefeito de Horizontina e recentemente empossado presidente da AMUFRON (Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste), Jones Jehn da Cunha destacou que existe o apoio desses municípios para levar por diante as diligências necessárias à realização deste projeto.

No encerramento, os deputados nacionais da Argentina Diego Sartoni e Hector Bárbaro firmaram o compromisso de retomar as diligências perante o Governo da Argentina, analisando a pesquisa e autorizações obtidas anos anteriores, unindo esforços para que esse projeto seja executado.

 

273772894 324078306433733 5615032699856032022 n