O engenheiro Químico Daniel Lewiski é mais uma das contratações da FAHOR para fortalecer seu quadro docente com a qualidade e experiência que os acadêmicos merecem. Formado pela UFSM, Daniel é mestre em Engenharia de Produção, está finalizando uma Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa e é Doutorando em Engenharia Química.

“Eu diria que a minha caminhada até a FAHOR começou a ser direcionada desde a minha graduação, pois estando na posição de aluno, eu observava o modo com que cada professor exercia o seu papel nessa função e quais eram os resultados no processo de ensino. Além disso, o universo da engenharia apresenta possibilidades de trabalharmos em diversas áreas que nos interessam e nos fazem evoluir em muitos aspectos. Depois da experiência na indústria e de um intercâmbio para os EUA, decidi seguir um Mestrado. Ao longo do programa, pude exercer a função de professor, uma experiência com a qual me identifiquei bastante, principalmente por poder fazer parte do processo de aprendizado, da formação de profissionais e da realização de sonhos de outras pessoas. Sou um professor iniciante, mas encantado pela responsabilidade que temos”, comenta o professor Daniel.  

Daniel fez estágio de um ano na Cervejaria Ambev na região metropolitana de Porto Alegre, onde atuou na área da qualidade e controle de processos. “Posso afirmar que foi um ano de intenso trabalho e aprendizado. A indústria é um ambiente onde o aprendizado ocorre diariamente na função e onde as relações humanas são fundamentais para que as metas sejam alcançadas pelo time de forma sustentável”, destaca. 

Natural de Três de Maio, a FAHOR sempre esteve presente na caminhada de Daniel, pois  a história, princípios e projetos da Instituição alcançam pessoas do mundo inteiro. Em 2020, retornou para Três de Maio, e um dos seus objetivos era, também, trabalhar como professor na FAHOR. 

n 0013

“Os principais motivos desse intuito é a cultura FAHOR, sua missão, a sua história e seus resultados. Sempre busquei trabalhar com áreas que mesclassem o teórico com o prático, a parte acadêmica integrada com o mercado, e a FAHOR nos possibilita tudo isso! Hoje, feliz e bastante animado, estou iniciando o segundo semestre da minha jornada como professor da FAHOR, e afirmo que a experiência tem sido enriquecedora e além da expectativa, fui muito bem acolhido e me sinto parte de um único time formado por colaboradores e alunos da FAHOR, um time vencedor”, afirma Daniel.      

As expectativas do professor são as melhores mas acredita que os desafios farão os estudantes darem um salto de aprendizado, especialmente nas disciplinas ministradas pelo professor, que são Operações Unitárias III e Transferência de Massa. 

“As disciplinas apresentam conceitos bastante técnicos e, por isso, acredito que o processo de compreensão e retenção do conteúdo possa ser realizado de forma mais eficiente se trabalharmos abordando situações práticas. Teremos um projeto em equipe que abordará a viabilidade econômica da aplicação de equipamentos estudados na disciplina, resolução periódica em conjunto de questões do Enade e realizaremos aulas práticas em laboratório. Espero que tenhamos, além de muito foco e determinação, momentos felizes e de descontração”, finaliza Daniel.