A Primeira SIEF – Semana Internacional das Engenharias da FAHOR, foi realizada entre os dias 24 e 29 de outubro, no Campus Arnoldo Schneider em Horizontina, integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A programação foi intensa, incluindo palestras, apresentações de trabalhos científicos de acadêmicos, oficinas e fórum de empreendedorismo. Na abertura, dia 24 de outubro, Odacir Klein proferiu palestra sobre "Biodiesel, produção de alimentos, inclusão social e renda". Na terça-feira, os acadêmicos de Engenharia Mecânica assistiram às palestras com o Engenheiro Mecânico Gabriel Tanrnowski, da Universidad Nacional de Misiones – Argentina sobre "Elementos Finitos e Pré-Sal", com o Presidente da ABEMEC (Associação Brasileira de Engenharia Mecânica) Engenheiro Mecânico Miguel Ataualpa Nunez sobre "Inovação Tecnológica" e com o membro da ABEMEC, Engenheiro Luiz Inácio Sebenello, sobre "Responsabilidades Profissionais".

A quarta-feira, dia 26, foi reservada para apresentações de trabalhos científicos – artigos e posteres e na quinta-feira, aconteceu o I Fórum de Empreendedorismo, reunindo em debate, membros da FAHOR, SEBRAE, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e FEINTECH.

O encerramento do evento aconteceu na sexta-feira, com as palestras do Professor Ronaldo Hoffmann, da UFSM, sobre "Fontes de Alternativas Renováveis" e com Jesus Garrido, Diretor da Fábrica da John Deere de Horizontina, que abordou a temática "Inovação Tecnológica na John Deere".

De acordo com o Professor Anderson Dal Molin, Coordenador Geral da SIEF, cerca de 400 pessoas, entre acadêmicos, professores e colaboradores da FAHOR e convidados, participaram das atividades da semana. "O evento surpreendeu em público e na qualidade dos trabalhos apresentados pelos acadêmicos e as palestras foram muito ricas, atendendo as expectativas dos acadêmicos e dorganizadores", ressalta o professor.

Veja os álbuns de fotos: