A cooperação e o trabalho colaborativo mostram um caminho cada vez mais racional para enfrentar os desafios em diversos setores. Mais uma vez, a FAHOR une-se às iniciativas inovadoras e com foco na sustentabilidade e no trabalho de pesquisa no projeto Bee Care, elaborado em parceria com a empresa BIOSETA e com a SETREM. 

O Bee Care é um dos contemplados com recursos do programa INOVA RS, que busca incentivar projetos estratégicos alinhados às competências produtivas nos ecossistemas regionais que envolvam a formação de parcerias entre as instituições de ciência e tecnologia e empresas, a fim de fortalecer o ecossistema gaúcho de inovação.

A solução Bee Care foi projetada para suprir uma lacuna existente entre o desenvolvimento econômico-social e a população de abelhas, pois visa deslocar as abelhas de lugares de risco e destiná-las para apicultores locais cadastrados. Desta forma, é possível reduzir a morte de abelhas, minimizar acidentes, diminuir o isolamento de áreas pela presença de enxames e impactar de forma positiva os indicadores de sustentabilidade.

Nessa linha, a FAHOR, por meio de seus estudantes e professores será parceira no desenvolvimento de soluções para o monitoramento, manejo otimizado e indicadores de comportamento das abelhas, em locais que passam a ser observados pela empresa como área potencial para abrigar os enxames. A escolha da região Noroeste está atrelada à produção de alguns cereais que servem como alimento às abelhas e impactam positivamente na cadeia produtiva. 

 

n 0060

Imagem ilustrativa