n 0074 1

A FAHOR desde sua fundação, busca executar suas ações respeitando ao máximo o meio ambiente e seus recursos. O Campus, ao longo desses 20 anos, foi sendo construído aos poucos e mudou a paisagem seca, para uma área rica, fértil, rodeada de verde e diversas espécies de aves.

E, agora, mais um importante passo é dado, com a instalação de uma pequena usina fotovoltaica, para produção de energia através do Sol.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), é o órgão regulador da Distribuição de energia no Brasil, e regulamenta o Programa de Eficiência Energética (PEE) em âmbito nacional, e que tem o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, melhorando a eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Na FAHOR, o projeto foi executado pela VA Engenharia, empresa de sustentabilidade e tecnologia em sistemas elétricos e gestão de energia que atua com mais de 60 distribuidoras em todo território nacional, através das chamadas públicas estabelecidas pelo PEE da ANEEL.

Conforme destacado na Palestra sobre Eficiência Energética, pelo diretor da VA Engenharia, Mauricio de Paula, neste projeto foram substituídas 363 lâmpadas e refletores por LED, e instalada usina fotovoltaica de 60,30 kWp, proporcionando redução no consumo de energia elétrica e maior rendimento.

“Podemos observar que uma residência, composta por 4 pessoas, consumindo, em média, 698 kWh/ano, consome em média 2,79 MWh/ano de energia elétrica, com a eficientização na FAHOR,  essa economia poderá  abastecer  47 residências por ano”, destacou Mauricio de Paula.

n 0074 2

n 0074 3