n 0075 2

O início do 2º semestre vem sendo marcado por atividades que integram os estudantes de todos os cursos da FAHOR, em diversos momentos e temas.

Na primeira semana, o Núcleo de Relações internacionais da FAHOR,  coordenado pela professora Dra.Janice Francesquett foi promovida uma Aula Aberta aos estudantes, com participação online de brasileiros que moram no exterior.

Os convidados apresentaram suas experiências pessoais e profissionais em indústrias multinacionais, sendo Karen Batistela, formada em Química Industrial e atualmente colaboradora da Kite Pharma, na Holanda; Cristiane Drabik , formada em Química Industrial e colaboradora da Pfizer, na Irlanda e Caio Osório, formado em Engenharia Elétrica, mestre e doutor em Engenharia Elétrica, colaborador da empresa Typhoon HIL, da Sérvia.

Conforme os relatos dos convidados, eles apresentaram sua trajetória profissional e acadêmica e como começaram a carreira em outro país, respondendo aos questionamentos dos estudantes de Engenharia da FAHOR.

Cristiane Drabik, graduada em Química Industrial, pela URI Santo Ângelo, iniciou profissionalmente na indústria farmacêutica, através de estágio. Obteve experiência nas áreas de controle de qualidade, garantia de qualidade e produção. Em 2018, mudou pra Irlanda e conseguiu ingressar na indústria farmacêutica, e desde então obteve experiências no setor da garantia da qualidade em empresas multinacionais. 

Karen Batistela, também é Química Industrial, graduada em Química Industrial, pela URI Santo Ângelo, trabalhou no setor farmacêutico no Brasil até o ano de 2019, quando decidiu se mudar para a Europa e tentar carreira internacional.

Em 2020 passou a trabalhar com terapia celular (imunoterapia) na Kite Pharma, empresa americana, na cidade de Hoofddorp, Holanda, onde está atualmente.

Caio Osório recebeu os títulos de Engenheiro Eletricista, Mestre, e Doutor pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2014, realizou o estágio final de graduação no Instituto Fraunhofer IZM, em Berlim - Alemanha. Em 2020, realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Oviedo, Espanha, onde atuou como pesquisador visitante, com bolsa do Programa de Internacionalização da CAPES. Em 2021, Caio ingressou como Engenheiro de Aplicações na empresa Typhoon HIL, em Novi Sad, Sérvia. Desde então tem trabalhado no desenvolvimento de soluções de testes baseadas em simulações em tempo real para diferentes parceiros industriais e acadêmicos em todo o mundo.

Os convidados relataram algumas características importantes para quem busca fazer uma carreira fora do país, como dominar o inglês, construir um bom networking na Faculdade, em eventos de pesquisa e corporativos com outros profissionais e ter bom relacionamento com as pessoas.

n 0075 1

Conheça aqui a história de alguns egressos e estudantes que já participaram de uma experiência internacional, como o Intercâmbio.