Notícia publicada pelo Jornal O Estado de São Paulo no último dia 02, ressalta que as universidades e faculdades brasileiras não estão conseguindo formar profissionais de engenharia suficientes para atender à demanda atual de mercado, estimulada por investimentos públicos e privados no País.

Conforme levantamento feito pela consultoria Michael Page para o Jornal O Estado de São Paulo, o salário médio de engenheiros praticado no Brasil cresceu entre 15 e 20 só neste ano de 2011, sendo que um profissional recém formado chega a ser contratado com salários que variam entre R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00 já no primeiro emprego.

O número de vagas na área das engenharias aumentou de 20% a 30% em 2011, em relação ao ano anterior, confirma a Michael Page, e a quantidade de graduados não acompanha a evolução obrigando o mercado a disputar os profissionais, em todas as regiões brasileiras.

O Vice-Diretor Acadêmico da FAHOR, Professor Cesar Antônio Mantovani, concorda com a informação: "aqui na FAHOR, praticamente todos os alunos se formam trabalhando na área, atuando em empresas de Horizontina, da região e também são requisitados em outras regiões brasileiras e até fora do País". Ele complementa dizendo que "muitos acadêmicos acabam atuando na área ainda quando estão na graduação, como estagiários ou como efetivos, para atender a demanda local e regional."

Ainda referenciando a matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, cita-se que só "a Petrobrás, por exemplo, contratou 3.100 engenheiros de 2008 até setembro deste ano. Dos 58 mil funcionários da empresa, 11,5 mil ocupam cargos de engenharia e outros 1.225 empregos devem ser adicionados à área até 2013". E sabe-se que as inúmeras obras de infraestrutura previstas para serem realizadas no País contribuirão para aumentar a disputa das empresas por profissionais qualificados e por consequência, poderá provocar ainda mais acréscimos nos salários.

O Professor Joel Tauchen, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Horizontina também confirma as informações. Segundo ele, "mais de 500 mil engenheiros para executar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) conforme a estimativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI)". Dados de 2009 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), indicam que são formados no Brasil cerca de 35 mil engenheiros por ano, o que não atende a demanda.

A FAHOR – Faculdade Horizontina oferece anualmente 100 vagas para ingresso nos cursos de Engenharia, sendo 50 para Engenharia de Produção e as outras 50 de Engenharia Mecânica. O Vestibular 2012 acontecerá no dia 12 de dezembro e as inscrições podem ser efetivadas no site www.fahor.com.br ou na Secretaria da faculdade, nos turnos da tarde e da noite.