Antigamente, quando se falava em Bolsa de Valores a imagem que nos lembrava disso era a de pessoas numa sala, algumas gritando, observando telões e com diversos telefones à mão. Com uma linguagem técnica e termos do mundo financeiro e de investimentos, essa atividade era vista como difícil e não gerava muito interesse da população. Talvez seja por isso que ainda hoje, apenas 0,3% da população brasileira  investe na Bolsa de Valores. Nos EUA, mais de 65% da população investe na Bolsa.

No Brasil existe apenas uma Bolsa de Valores, que é a B3, antigamente se chamava Bovespa. É ela que  garante a segurança das transações durante as negociações de compra e venda de ações, além de outros ativos,  de empresas de capital aberto. As Bolsas são os principais centros de negociações de ações, por representarem maior transparência e segurança na negociação. Basicamente, podemos dizer que as Bolsas de Valores existem para aproximar compradores e vendedores em um mesmo ambiente.

Já uma ação, nada mais é do que pequenos pedaços de uma empresa. No momento em que uma ação é comprada por um indivíduo, ele passa a ser sócio dessa empresa. No Brasil, existe apenas uma maneira de se investir na Bolsa de Valores e isso se dá via corretora de valor.

“Qualquer pessoa ou instituição que pretende ingressar no mercado de ações tem que passar por uma corretora. No entanto, não é preciso ir a uma corretora em si, é possível fazer tais investimentos  via mecanismos indiretos, tais como: Bancos,  Agentes Autônomos de Investimento, Home Broker, Clube de Investimentos. Por meio dessas ferramentas é feita a intermediação entre clientes, corretora e a Bolsa de Valores.  Para saber que tipo de ferramenta utilizar, é preciso analisar o que se espera da negociação e qual seu conhecimento e objetivo”, explica o professor Stephan Sawitzki.

Nesse ponto é importante estudar e conhecer a fundo esse sistema e, é preferível ter um profissional que auxilie no planejamento e na gestão do risco desses investimentos. Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, conhecer as plataformas disponíveis e os caminhos para investir na Bolsa de valores, conheça o Curso “Como começar a investir em Bolsa de Valores”, que será realizado na FAHOR, nas manhãs de 10 e 17 de setembro. O Curso será ministrado pelo economista e professor, Stephan Sawitzki, que é especialista em Gestão Financeira e Controladoria e agente autônomo de investimentos credenciado à Comissão de Valores Mobiliários, vinculada ao Ministério da Fazenda.

n 0079