n 0080 4                                                                                                                                                   Obras em andamento em agosto de 2022

n 0080 2                                                                                                                                                                Início das obras, em julho de 2022

 Estão em andamento as obras de asfaltamento que vão ligar a Avenida dos Ipês, que dá acesso ao Campus da FAHOR e a Avenida Engenheiro Leonel de Moura Brizola, no Distrito Industrial II.

Em termos de mobilidade, essa ligação entre as Avenidas permitirá o melhor deslocamento pelas pessoas nas empresas instaladas no Distrito Industrial como também, para as pessoas que utilizam a FAHOR e o Parque Municipal de Eventos, desafogando assim o grande fluxo junto a Rua Rui Biriva, acesso de quem vem no sentido Posto dos Eucaliptos, Campus. Também, facilitará o acesso junto ao Bairro Eldorado e Vila Paraíso, região essa bem ocupada, com aumento do fluxo de pessoas.

 Segundo informou o secretário de Planejamento de Horizontina, Fernando Bins, esta obra já está contemplada no Plano Diretor de Horizontina e encontra-se licenciada pelo município. O novo acesso possui, aproximadamente, 250 metros lineares. Com 4.246,87 m² de pavimentação (asfalto), serão investidos R$ 1.608.862,64, provenientes da seleção do projeto junto ao Programa Avançar, da Secretaria Estadual do Turismo. Ou seja, essa é uma obra do município de Horizontina em parceria com o Estado do RS.

 O responsável pelo projeto é o servidor, engenheiro civil Fábio da Rosa, e a executora da obra é a empresa contratada CARPENEDO & CIA LTDA, mesma empresa que está executando o Contorno Viário.

De acordo com Bins, nas condicionantes da licença ambiental esteve previsto a retirada da vegetação inserida na Área de Preservação Permanente e também algumas espécies de Ipês inseridos no trajeto da nova obra. Outras espécies como butiazeiros, camélias que faziam parte dos jardins e passeios foram replantadas em outros ambientes do Campus, buscando a preservação das mesmas, com muito sucesso até o momento.

n 0080 1

O local onde estão sendo executadas obras já dispõe de estrutura de drenagem compatível com o seu fluxo. Inclusive, os componentes de drenagem já foram executados durante a ampliação do Distrito Industrial II, pois já se previa essa necessidade.

“Essa é uma obra esperada por muito tempo e vem ao encontro com o que está acontecendo na entrada da cidade de Horizontina, com melhoria de forma geral no trânsito e acesso à cidade. Em relação à economia, acredito que, quando se melhora a infraestrutura de uma cidade, torna –se mais dinâmica e ágil, diminuindo custos de deslocamento. Além disso, um melhor acesso a FAHOR e ao Parque de Eventos, será um atrativo para pessoas de fora da cidade se deslocarem até aqui para estudo e eventos. 

Durante a execução de qualquer obra, geram-se alguns transtornos e essa não é diferente. A previsão é que o trecho fique interrompido até a realização da terraplanagem e execução de base, o que não se prevê o tempo exato, por isso vale apena destacar e solicitar a compreensão e o cuidado dos motoristas que trafegarem nessa região.

n 0080 3

Direção da FAHOR e representantes do Poder Público Municipal no início das obras, em julho de 2022

       Fotos: Assessoria de Comunicação FAHOR.