n 0084 1

Na disciplina de  Planejamento e Controle da Produção, conhecido no meio acadêmico e industrial pela sigla PCP, o objetivo é apresentar aos estudantes as ferramentas para gerenciar as atividades de produção e os recursos operacionais de uma empresa, de modo a otimizá-los. 

Para a professora, engenheira de Produção Eliane Garlet, o PCP “pode ser entendido como o coração da empresa”. Por ele passam informações de outras áreas da empresa que são essenciais para o bom funcionamento dos sistemas produtivos.  Ou seja, todo tipo de organização demanda uma gestão sobre materiais, recursos do processo, clientes e fornecedores.

E, nas empresas mais atentas à importância deste controle de processos para o melhor funcionamento, investem em Sistemas ERP, que em português, significa Planejamento de Recursos da Empresa.  O ERP é um software de gestão empresarial que serve para automatizar processos manuais, armazenar dados e unificar a visualização de resultados. Assim, controla os recursos da empresa, sejam de material, de pessoal ou outros e que, associados ao módulo de PCP, auxiliam a organizar essas informações para uma produção detalhada e completa.

E, para que esse conhecimento prático seja desenvolvido, os estudantes puderam conhecer o funcionamento do software da Tecnicon Sistemas Gerenciais. O colaborador Charles trouxe uma demonstração do MRP e PCP dentro do ERP da Tecnicon e mostrou outros módulos e departamentos onde as informações precisam ser mantidas e parametrizadas para que o sistema contribua com a produtividade e competitividade da empresa. Charles, ainda relacionou a teoria com a prática exemplificando situações práticas do dia a dia nas empresas.

É uma ferramenta poderosa para os gestores, para que entendam como a combinação das informações são importantes e agilizam no processo de produção.

n 0084 2