Na manhã desta sexta-feira, 24 de março, o Campus da FAHOR em Horizontina-RS, foi palco da primeira reunião do ano, dos Comitês Estratégico e Técnico do INOVA RS- Noroeste e Missões. Para esta reunião foram convidados e compareceram lideranças regionais como Prefeitos e vice-prefeitos, Vereadores, Presidentes e demais dirigentes de ACIs, lideranças de cooperativas de crédito, energia e produção, dirigentes de Instituições de Ensino Superior, além de empresários e gestores de empresas.
A reunião iniciou com uma apresentação dos ecossistemas de inovação do Programa INOVA RS, passando pelos projetos desenvolvidos com apoio financeiro da SICT – Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul e FAPERGS – Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, em especial aqueles que estão sendo desenvolvidos em Horizontina, que são: o Laboratório de Inovação e o Projeto de estruturação da demanda e oferta de serviços de suporte à inovação, na indústria eletrometalmecânica regional.
Os participantes também contribuíram com reflexões e propostas para aumentar o engajamento de todos os setores em prol da cultura da inovação e do propósito de transformar a região Noroeste e Missões em referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em agronegócio, eletrometalmecânica e geração de energia.
A FAHOR integra o INOVA RS desde a sua criação no primeiro semestre de 2019 e desde então o professor Marcelo Blume, vice-diretor da FAHOR, representa as Instituições de Ensino Superior no Comitê Estratégico do INOVA RS região Noroeste Missões. Blume ressalta que o INOVA RS tem por objetivo de incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, e vem se consolidando em oito ecossistemas regionais de inovação, a partir da atuação colaborativa das chamadas hélices de desenvolvimento, que são a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental.
FOTOS: Camilly Limana/ Núcleo de Comunicação e Marketing FAHOR