O Armário do Bem é um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Ações Socioambientais e prevê que estudantes e colaboradores iniciem um processo de pensar mais no próximo, no consumo consciente, no respeito ao meio ambiente e, assim, retomar alguns valores importantes para a boa convivência, como a gentileza, a solidariedade e a gratidão.
E, na disciplina de Sociologia, ministrada pelo professor Airton Tolfo, essa iniciativa se alinha muito com as diretrizes curriculares, que incentivam a reflexão crítica da sociedade, e no tipo de cenário que estamos inseridos, buscando uma maior cooperação entre pessoas, fator que será presente também durante uma vida corporativa, por exemplo.
“O compartilhamento desses utensílios é uma iniciativa individual, onde ao mesmo tempo que uma pessoa pode incluir neste armário algo que não está mais sendo usado, pode vir a localizar alguma ferramenta lá deixada que possa lhe ser útil, criando assim um ciclo virtuoso de benefício mútuo, tanto para quem doa, quanto para quem utiliza do material”, destaca o professor.
A doação pode ser feita tanto de materiais escolares que auxiliaram na vida acadêmica, quanto na disponibilização de artigos que estão em funcionamento e não são mais utilizados em casa, a exemplo de eletrodomésticos, eletrônicos, utensílios domésticos, de escritório, enfim. E, para colocar em prática esses valores e praticar o desapego, os estudantes de duas turmas se uniram e preencheram o Armário do Bem, com diversos artigos que estão à disposição dos estudantes, professores e colaboradores.