Um grupo de estudantes do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR junto com o professor Márcio Kalkmann participou do 5º Encontro de Economia do RS, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul e parceiros.

O evento foi realizado no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa gaúcha e contou com seminários, palestras e painéiss onde se discutiu sobre as oportunidades de trabalho para a carreira profissional e análises do cenário econômico gaúcho.

Importante destacar o Painel sobre  “Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia que fazem a diferença nos negócios e Startups”, com participação de Regis Ely, que é professor, e pesquisador sobre Inteligência Artificial; Eduardo Zylberstajn, que é consultor da FIPE, Cofundador e CEO Kognita Lab, e falaou sobre Perspectivas de mercado frente ao ChatGPT; Ramiro Severo - Fundador da Startup iDactum, trouxe oportunidades em startups; Luís Humberto Villwock - Head do Celeiro Agro Hub/TECNOPUC, falou sobre Agrotechs e Matheus Ramires Gaidzinski - Executivo de Desenvolvimento de Negócios Asaas, falou sobre Fintechs. O tema mostra como os profissionais de Ciências Econômicastambém necessitam estar conectados com assuntos diversos e aprendendo sobre tecnologia e dados, a fim de acompanhar a evolução do mercado que já se utiliza diversas ferramentas de análises pra cruzamento de dados e assim obter análises mais confiáveis e em tempo real. 

n 111 1

Já os estudantes Amós Quaresma Bitencourt e Gustavo Alberti foram desafiados a participar do Desafio Faculdades, onde cada região representada no evento teve apenas 5 minutos para uma apresentaçao sobre temas econômicos de vocação regional.

“Foi uma grande oportunidade de mostrar o potencial da região Noroeste, que tem forte potencial agrícola, mas também metalmecânico, contribuindo com o crescimento da economia gaúcha. Mostramos dados das nossas cidades, com foco para Santa Rosa e Horizontina, trazendo os pontos fortes da região, mostrando a força da agricultura familiar, armazenagem de grãos, destacando a produção de milho e soja e os desafios que entendemos para aumentar a produtividade”, destacou Gustavo.

“Também destacamos que o setor metalomecânico segue crescendo e com investimentos, quando no mundo o setor esfriou, especialmente pela pandemia. E conseguimos mostrar que além do agro, nossa região vibra com o potencial empreendedor da região, com incubadoras, aceleradoras e ambientes de inovação, estando a FAHOR conectada a isso tudo”, comentou Amós. 

Entre outros temas abordados no Encontro de Economia, Perspectivas da Economia do Brasil e RS; Economias Regionais: novas frentes; novas oportunidades; Desafios da Economia Brasileira.

n 111 2

n 111 economia

Grupo de estudantes que participou do 5º Encontro de Economia