n 137

 

O encerramento da jornada do Rotas da Inovação na Região Noroeste e Missões do Estado, ocorrido no final do mês de novembro, foi marcado pela presença da Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, e uma comitiva da SICT. O evento visou estimular o diálogo entre os setores envolvidos no ciclo de inovação, contando com a participação de parceiros estratégicos e atores da chamada quádrupla hélice, sendo a FAHOR uma das figuras representativas dessa articulação, representando a hélice da educação na cidade.


A programação incluiu debates sobre estratégias de inovação, apresentação de cases de sucesso e oportunidades de fomento à Inovação, Ciência e Tecnologia (I,C&T) e ao empreendedorismo, seguido de uma reunião estratégica do Programa Inova RS para avaliar o desenvolvimento do ecossistema de inovação. O evento ocorreu nas instalações da empresa Mira Labs.


Segundo o vice-diretor da FAHOR, professor Marcelo Blume, a presença da secretária e o diálogo entre os diversos atores foi fundamental para fortalecer a visão de inovação regional: "Estamos comprometidos em impulsionar a inovação na região. A FAHOR tem sido uma peça-chave nesse processo, colaborando com diferentes iniciativas para promover o desenvolvimento por meio da educação e da integração com empresas e a comunidade local", destacou o professor Blume.


A secretária Simone Stülp enfatizou a importância da proximidade e diálogo com as comunidades para fomentar a inovação. Ela compartilhou o planejamento estratégico da pasta para o ciclo 2023-2026, ressaltando a necessidade de promover um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento regional.


O evento proporcionou exposições sobre oportunidades de captar recursos e formas alternativas de buscar soluções ao ecossistema da região, destacando temas como "Financiamento Público à Inovação" e "Políticas Públicas na Área de Ciência, Tecnologia e Inovação".


O Rotas da Inovação, que percorreu as oito regiões gaúchas, encerrou suas atividades na Região Noroeste e Missões, fortalecendo alianças, apresentando possibilidades de fomento e avaliando o programa Inova RS. A iniciativa contou com a parceria de diversas instituições e foi um marco no estímulo à inovação e no fortalecimento do ecossistema de desenvolvimento regional.