n 179

Na tarde desta quinta-feira, 8, os professores do curso de Economia da FAHOR apresentaram o diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Econômico de Horizontina. Fruto de uma colaboração entre a Faculdade, a Câmara Municipal de Vereadores e a Administração Municipal, o evento teve como objetivo esclarecer questões relacionadas a diversos setores da economia local, e regional, identificando os desafios e potencialidades de Horizontina, e comparações com a região de influência.


Durante a apresentação, foram compartilhados dados sobre a evolução demográfica, desafios e projeções do PIB, PIB per capita e impostos gerados em Horizontina e na região. Além disso, foram apresentadas informações sobre o Valor Agregado Bruto (VAB) por setor e per capita, destacando os diferenciais do município em relação aos demais. Os dados utilizados para o diagnóstico foram coletados entre os anos de 2010 a 2021, obtidos dos bancos de dados do IBGE, RAIS e CAGED. 


Outros aspectos analisados incluíram o mercado de trabalho, com dados extraídos de órgãos governamentais como RAIS e SINE, permitindo compreender a configuração do mercado local em diferentes setores, níveis de renda e escolaridade. Também foram analisadas as demandas e ofertas de emprego, bem como a criação e fechamento de empresas na região.


Outro ponto relevante para o plano foi o custo de vida em Horizontina e municípios vizinhos, a partir do levantamento com as imobiliárias, incluindo a disponibilidade e preços, bem como os preços dos serviços e varejo de alimentos, limpeza e higiene locais, sempre comparando com outras cidades.


O Plano de Desenvolvimento Econômico, executado pelos professores do curso de Ciências Econômicas da FAHOR, gerido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Projetos, tem recursos oriundos de emenda impositiva ao orçamento municipal, indicado pela bancada de vereadores do PDT. O Plano busca por meio deste relatório pautar uma discussão entre representantes das entidades da comunidade para a próxima fase do projeto. 


O relatório está disponível no site da FAHOR, mediante identificação do solicitante, haja visto que contém alguns dados sensíveis que devem ser utilizados somente para as contribuições na construção do Plano e tomada de decisões de empresas e entidades locais. 

 

n 177