n 0019

Iniciar a graduação é um momento de empolgação e entusiasmo, mas também de desafios e incertezas. Para muitos estudantes, o primeiro semestre é mais difícil devido a adaptação com os novos temas, ainda mais falando nas áreas de exatas, como engenharias. Nesse contexto, disciplinas como "Introdução à Engenharia" ministrada pela pela professora Darciane Kerkhoff, desempenham um papel crucial, não apenas fornecendo uma base sólida de conhecimento, mas também ajudando os alunos a se adaptarem aos temas estudados.

 

Com esse intuito, nos dias 01 e 15 de março, a professora Darciane juntamente com a professora Francine Centenaro, proporcionaram aos ingressantes a realização de uma roda de conversa com egressos e acadêmicos concluintes dos cursos de Engenharia da FAHOR. Os dois encontros serviram para que os, agora, profissionais compartilhassem suas experiências e trajetórias profissionais durante e após a graduação, destacando conquistas, desafios e aprendizados ao longo de suas carreiras.

 

O primeiro encontro contou com a presença dos egressos e concluintes Luiza Pradebon Fronza - Engenharia de Produção, Jeferson Geusemin - Engenharia Mecânica, Uéslei Santos Reimann - Engenharia Mecânica e Marcela Soares - Engenharia de Produção. 

 

O segundo encontro ocorreu no MEA - Memorial da Evolução Agrícola, oportunizando aos  ingressantes os cursos de engenharia realizar uma visita ao museu e ver a evolução das tecnologias aplicadas à indústria e agricultura, e a importância da engenharia neste contexto. Além disso, conseguiram observar o estado atual e as perspectivas para o futuro do qual eles, como profissionais, certamente irão fazer parte. Para esta roda de conversa foram convidados os egressos Pedro Stein Cervo - Engenharia de Controle e Automação, Bruna Puhl - Engenharia Química, Eduarda Bohm - Engenharia Química e Henrique Proes Gerhart - Engenharia de Controle e Automação.

 

n 0019 2

Os egressos convidados representaram uma variedade de áreas de atuação, desde Engenharia de Produção e Mecânica até Engenharia de Controle e Automação e Química, refletindo a diversidade de oportunidades disponíveis para os graduados em Engenharia da FAHOR. Suas experiências ilustram o potencial de crescimento profissional oferecido pelos cursos.

 

Nos encontros, os participantes compartilharam histórias inspiradoras de sucesso profissional, destacando iniciativas inovadoras desenvolvidas ao longo de suas carreiras, como projetos de sustentabilidade, automação industrial e tecnologias emergentes. Enfatizaram a importância da formação recebida na FAHOR para o desenvolvimento de suas carreiras, elogiando a qualidade do corpo docente, a infraestrutura da faculdade e o enfoque prático dos cursos.

 

Os egressos incentivaram os estudantes atuais da FAHOR a perseguirem seus objetivos com determinação e paixão, buscando constantemente oportunidades de aprendizado e crescimento. A atividade proporcionou uma reflexão valiosa sobre o impacto da formação acadêmica na construção de carreiras de sucesso, reforçando o compromisso da Instituição em preparar seus estudantes para os desafios do mercado de trabalho e uma atuação profissional ética e competente.

Confira mais fotos no álbum