n 0023

 

Os acadêmicos da disciplina de Materiais para Engenharia, dirigida pelo professor Dr. Rafael  Dalcin, tiveram que projetar, construir e testar pontes treliçadas usando macarrão do tipo espaguete e colas epóxi. Os alunos foram divididos em cinco grupos e trabalharam seus conhecimentos teóricos e habilidades práticas para resolver esse desafio inovador e difícil.

 

Na aula de 05 de março, os alunos começaram a projetar as pontes, aplicando os conceitos aprendidos em sala de aula. O propósito deste estudo foi desafiar os estudantes de Engenharia a projetar, calcular, construir e testar a capacidade de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e colas epóxi e quente (tipo silicone, aplicada com pistola), conforme especificado no regulamento da competição. A ponte teve que ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, com peso não superior a 650 g. O projeto da ponte foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada pelos estudantes sobre os tipos de pontes, com estimativa da carga de colapso.

 

O resultado do esforço dos estudantes foi avaliado na aula de 12 de março. As pontes passaram por testes de carga para avaliar sua eficácia e resistência. Os resultados foram surpreendentes e mostraram o esforço e a inovação de cada grupo.

 

n 0023 2

 

n 0023 3

Confira abaixo o resultado das cargas suportadas por cada grupo:

- Grupo 1: 3,5 kg

- Grupo 2: 36,518 kg

- Grupo 3: 31,885 kg

- Grupo 4: 30,584 kg

- Grupo 5: 18,592 kg

A atividade prática tem como propósito proporcionar aos alunos a integração da teoria e prática de forma dinâmica e desafiadora.

 

n 0023 4