n 0025

O projeto Tema Transversal da FAHOR continua promovendo discussões importantes nas salas de aula, encorajando os acadêmicos a pensar e discutir questões sociais significativas. Em março, "A mulher no mercado de trabalho brasileiro" foi o tema principal, trazendo à tona discussões pertinentes sobre igualdade de gênero, oportunidades profissionais e obstáculos enfrentados pelas mulheres.

 

O estudo "A mulher no mercado de trabalho Brasileiro", escrito por Paulo Célio de Souza Leal e Lindomar Guedes Freire Filha e publicado na Revista Gestão & Tecnologia, serviu como base para a atividade sugerida. O artigo examina as mudanças que ocorreram na participação das mulheres no mercado de trabalho, enfatizando os obstáculos que elas enfrentam e a importância da capacitação profissional para diminuir as desigualdades de gênero.

 

A atividade em sala de aula levou os alunos a discutir os obstáculos enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho e a importância de promover e incluir mulheres na liderança em várias áreas profissionais. A partir das informações do artigo e das discussões realizadas, os alunos responderam a questões específicas relacionadas aos seus cursos.

 

Confira algumas das reflexões e propostas apresentadas pelos acadêmicos de diferentes cursos:

 

- Engenharia Mecânica: Os estudantes propuseram oferecer mais oportunidades específicas para mulheres, criar novas máquinas que valorizem as capacidades femininas e implementar políticas de recrutamento inclusivas.

 

- Engenharia de Produção: Foram discutidas práticas de gestão para garantir a equidade de gênero, a importância da inclusão de mulheres na liderança de equipes de produção e como isso pode impulsionar a inovação.

 

- Engenharia de Controle e Automação: Os alunos destacaram a importância de proporcionar um ambiente inclusivo e democrático, promover a diversidade desde o processo seletivo e incentivar a comunicação aberta.

 

- Engenharia Química: Foram apresentadas propostas para desafiar estereótipos de gênero, promover um ambiente inclusivo e valorizar a diversidade na pesquisa e desenvolvimento de processos químicos.

 

- Ciências Econômicas e Gestão Financeira: Os acadêmicos discutiram como a diversidade de gênero pode influenciar a formulação de políticas econômicas e como as organizações financeiras podem promover ambientes mais inclusivos.

Essas reflexões e sugestões mostram a importância de discutir e encontrar maneiras de melhorar a equidade de gênero no mercado de trabalho. O projeto Tema Transversal da FAHOR visa fomentar o pensamento crítico e a conscientização sobre temas que são relevantes para a sociedade, preparando os acadêmicos para lidar com os desafios do mundo profissional com empatia, respeito e equidade.