n 0028

 

Na manhã de quinta-feira, 11 de abril, a FAHOR esteve presente no lançamento do Celeiro AgFood Hub, iniciativa do Tecnopuc - Parque Científico e Tecnológico da PUCRS em parceria com a Prefeitura de Santa Rosa. O evento ocorreu no Auditório do Centro Administrativo do Parque de Exposições de Santa Rosa e contou com a participação de representantes de  instituições da região. O Vice Diretor da FAHOR, professor Marcelo Blume, e o professor Jonas da Silva representaram a Instituição no evento, que tem como objetivo criar um centro de desenvolvimento e inovação em agronegócio no noroeste do Rio Grande do Sul. 

 

O Celeiro AgFfood Hub tem como objetivo reunir empresas inovadoras da região, e antes do lançamento já contou com adesão de instituições e empresas que estão investindo nesta área. As instituições participantes representam os principais atores da quádrupla hélice da economia local (empresarial, academia, poder público e sociedade civil organizada). A FAHOR, como uma instituição de ensino, contribuirá com pesquisadores, estudantes e auxílio na construção de projetos de pesquisa para promover inovações na produção de alimentos.

 

O Hub abrangerá toda a cadeia produtiva de alimentos, desde o desenvolvimento de máquinas agrícolas, produção de grãos, carne e leite, até a transformação dos alimentos, incluindo novas tecnologias como a carne vegetal. “Com a população mundial em crescimento e o Brasil como grande fornecedor de alimentos, o foco é utilizar novas tecnologias para uma produção alimentar mais saudável e sustentável", destaca Blume.

 

n 0028 2

 

Marcelo Blume destacou a importância da FAHOR no projeto, enfatizando que a instituição foi uma das primeiras entidades que aderiu previamente ao centro de desenvolvimento e inovação. Nos próximos meses será montada uma equipe que irá participar das próximas etapas do projeto, incluindo a formação de grupos de trabalho por setores.

O Celeiro AgFood Hub promete ser mais um marco para a inovação e o empreendedorismo na região, reunindo esforços para impulsionar a inovação no agronegócio e fortalecer o setor alimentício local.