n 0030

 

Nos dias 16, 23 de março e 6 de abril de 2024, a FAHOR realizou o curso de qualificação profissional em Declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física. O curso foi ministrado pelo professor Jacob Dalírio Mayer, com extensa experiência na área contábil e especialista em Gestão Empresarial e Auditoria e Perícia Contábil.

 

A turma contou com a participação de cerca de 20 alunos, todos interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto. O objetivo do curso era fornecer aos participantes uma compreensão abrangente de todas as facetas da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, desde os sistemas e anexos até como preencher e planejar corretamente os impostos. Temas como Declaração, Anexo da Atividade Rural e Anexo de Ganhos de Capital foram discutidos durante as aulas. Também foram apresentadas perspectivas macro sobre os principais eixos norteadores da declaração e como eles se relacionam entre si.

 

n 0030 3

Os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a lógica e sistemática das tabelas do Imposto de Renda, compreender o termo “AJUSTE” no contexto da “Declaração de Ajuste Anual”, entender a “Parcela a deduzir”, além de aprender sobre declarações em atraso, retificações e planejamento tributário. O curso abordou vários tópicos relacionados ao preenchimento, incluindo a obrigação de declarar, modelos de declaração completos e simplificados, declarantes com várias fontes de renda, declaração em separado e em conjunto, declaração de espólio, rendimentos tributáveis e isentos, e tributação exclusiva na fonte.

Além da parte teórica, o curso teve um caráter prático, os alunos foram instruídos a baixar o programa da Receita Federal e preencher suas próprias declarações de imposto de renda sob a orientação e supervisão do professor Jacob, o que proporcionou uma experiência única e enriquecedora para todos os envolvidos.

 

n 0030 2