Em uma sociedade em que a segurança no trânsito e a diminuição de acidentes são temas cada vez mais relevantes, a iniciativa "Maio Amarelo: A Paz no Trânsito Depende de Todos Nós" se destaca como um símbolo de alerta e engajamento. A campanha idealizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e o Ministério dos Transportes conta com a participação de mais de 30 países que desenvolvem ações presenciais e on-line, visando atingir as três camadas da sociedade: sociedade civil, iniciativa privada e o poder público.
A iniciativa está sendo organizada pelo NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico e CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que realizará durante o mês de maio diversas ações, buscando não apenas chamar atenção para os perigos nas vias, mas também incitar a reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo na construção de um trânsito mais seguro.
A campanha será realizada de várias maneiras e em diferentes plataformas, com o objetivo de atingir um público diversificado e abrangente. O movimento contará principalmente com posts nas redes sociais as quais compõem as estratégias do "Maio Amarelo", que se consolida como um movimento inclusivo, buscando sensibilizar toda a comunidade acadêmica.