AERO
A equipe MásBah AeroDesign da FAHOR embarcou na última terça-feira, 29 de outubro para São José dos Campos - SP, onde participou da 26ª Competição SAE Brasil de AeroDesign, realizada entre 30 de outubro e 3 de novembro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Liderados pelo professor e coordenador do projeto, Augusto Cesar da Silva, os integrantes Juliano Zaleski (capitão), Miguel Klugs, Camille Lemos, Pedro Giaretta, Deivid Turra e Jadir Woldow tiveram a oportunidade de participar da competição e adquirir feedback técnico sobre o projeto, além de ampliar suas habilidades em engenharia aeroespacial.
Este ano, a equipe apostou em um novo design para a aeronave, que inclui um corpo feito de fibra de carbono e um inovador design de asas com “wing plates”. De acordo com o professor Augusto Cesar, essa escolha trouxe desafios, especialmente no controle aerodinâmico e na montagem da estrutura. “Foi um ano desafiador; buscamos inovação no projeto, mas durante os testes identificamos áreas que precisavam de melhorias, como a fixação e ajuste das superfícies de controle da cauda. Apesar de um incidente na fase final dos testes que impossibilitou a reconstrução completa da fuselagem, fomos para o evento para receber feedback e discutir futuras melhorias com as equipes e organizadores”, explicou o professor.
A competição também é uma plataforma de aprendizado e conexão para os participantes. Em nome da equipe, o capitão Juliano Zaleski destacou o valor dessa experiência: “A participação na SAE Brasil é um marco em nossa jornada acadêmica, proporcionando uma oportunidade única de aplicar o que aprendemos em sala de aula e desenvolver habilidades essenciais para o futuro. Este ambiente de colaboração e inovação é inspirador e fortalece nossa paixão pela engenharia”, salientou Juliano.
Além da troca de conhecimento, a equipe MásBah enxerga o evento como uma oportunidade de estabelecer novas parcerias e expandir suas experiências em competições. O objetivo é fortalecer a prática e o ensino de engenharia aeroespacial na região, além de aprimorar habilidades em gerenciamento e execução de projetos em engenharia aplicada.
Jadir e Camille, integrantes da equipe, posando em frente a aeronave embraer EMB-312 Tucano