
Foi dada a largada para uma das competições mais esperadas por nossos engenheiros em formação. Desta quarta até domingo, a Fatec de São José dos Campos/ SP é palco para 30ª COMPETIÇÃO BAJA SAE BRASIL, a equipe Sinuelo participa dessa etapa nacional representando a FAHOR.
A competição
O desafio dos estudantes que participam do Baja é desenvolver um projeto de produção de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, segurança, construção de um protótipo e testes. As equipes devem estar ligadas a uma Instituição de Ensino Superior, e no nosso caso o grupo Sinuelo vem fazendo bonito nas competições, acumulando prêmios e troféus.
Um desafio que promove a avaliação comparativa de diferentes projetos de estudantes de engenharia e oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos nos ambientes de aprendizagem, contribuindo na preparação para o mundo do trabalho.
Nosso time partiu de Horizontina/RS na véspera do início da competição, levando na bagagem a expectativa de repetir o excelente desempenho que vem apresentado nas competições que participa. Cada protótipo tem vida útil de dois anos, podendo participar de quatro competições nesse período, sendo 2 nacionais e 2 da região sul.
O carro desenvolvido pelo time FAHOR tem transmissão 4x4 selecionável, ou seja, ainda pode trocar para 4x2 e segue uma série de normas padrão da competição. Este mesmo projeto já havia sido apresentado na etapa Sul, em novembro passado e agora avança tendo apoio de patrocinadores nacionais e locais com a intenção de ter o mesmo destaque no país no Baja SAE BRASIL.
“Seguimos um regulamento de 200 páginas, com regras específicas de altura, largura, e até da bandeira colocada no carro. Atualizamos nosso projeto seguindo as novas normas que instigam os alunos a terem um desafio maior”, comenta Dieison Wandscheer, capitão da equipe Baja Sinuelo até o ano passado.
A equipe vencedora do Baja Nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos. E o mais estimulante é que as equipes destaques são convidadas para mostrar seu projeto a profissionais estrangeiros na competição internacional, que acontece nos EUA.
A programação do evento é dividida em etapas, neste primeiro dia é feito o credenciamento, briefing do projeto e a montagem do box. Na quinta-feira acontece a montagem do carro para a exposição e o início das avaliações de sistema, tração, frenagem e segurança do protótipo. Domingo, último dia é também o mais esperado, já que acontece o Enduro, onde os representantes dirigem o carro por uma pista cheia de obstáculos. Cada prova soma pontos, e as etapas da classificação final, você confere nos nossos canais de comunicação.
Histórico
O Projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo a primeira competição em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, e três anos depois, o Projeto Baja SAE BRASIL.
Em 1995, era realizada a primeira competição nacional, na cidade de São Paulo. No ano seguinte a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. À partir de 2003 a competição, passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.
Desde 1997, a SAE BRASIL tem apoiado a realização de eventos pelo país, através de suas Seções Regionais. Os eventos acontecem em diferentes estados, como São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.
A FAHOR tem participado com a equipe Baja Sinuelo desde 2006.