
A Jornada de Empreendedorismo e Inovação, iniciativa conjunta da Faculdade Horizontina – FAHOR e do Memorial da Evolução Agrícola – MEA, está transformando ideias em negócios e fortalecendo o turismo no Noroeste do Rio Grande do Sul. A primeira edição de 2025, teve a participação de 18 pessoas da comunidade e 17 estudantes da FAHOR, com encontros semanais realizados entre fevereiro e maio.
Com metodologia inovadora, a Jornada acontece no formato de hackathon curricularizado, sendo disciplina obrigatória de dois créditos para todos os alunos da FAHOR. O diferencial desta edição esteve na abertura à comunidade externa, que envolveu empreendedores, colaboradores e fornecedores ligados ao MEA, fortalecendo a conexão entre academia, cultura e desenvolvimento local.
Durante dez semanas, os participantes receberam orientações práticas nas áreas de modelagem de negócios, precificação, prototipagem, estruturação e vendas. As atividades foram conduzidas pelo professor Jonas Silva e contaram com a participação de Carla Borba, Coordenadora Educativa, Cultural e Socioambiental do MEA, e Marcelo Blume, vice-diretor da FAHOR.
O foco das propostas foi o MEA – Memorial da Evolução Agrícola –, considerando seu potencial turístico, econômico e cultural. Ao final da formação, nove projetos de negócios foram apresentados a uma banca avaliadora, com ideias voltadas à gastronomia, artesanato, arte local e até franquia de kombucha, sempre com o olhar para o desenvolvimento sustentável do território.
Para Jonas Silva, professor da FAHOR, a experiência é uma forma concreta de integrar ensino, extensão e impacto social:
“Foi uma experiência única e importante poder refletir sobre como o MEA pode gerar oportunidades para a comunidade no entorno. Existem muitos potenciais na região e nós queremos ajudar para que se traduzam em negócios e desenvolvimento."
Karina Muniz, diretora do MEA, destaca o fortalecimento do papel do Memorial na comunidade:
“Essa jornada marca o primeiro ano do MEA com a comunidade, produzindo junto e desenvolvendo com ela. O MEA mais uma vez se posiciona como ambiente para experimentar novos modelos de negócio com foco no turismo e na valorização da cultura regional."
O sucesso da primeira edição resultou no início imediato de uma nova turma, que começou suas atividades no dia 12 de maio. A Jornada de Empreendedorismo e Inovação FAHOR/MEA segue firme como um elo entre inovação, afeto, cultura e desenvolvimento sustentável.