
Entre os dias 22 e 23 de maio, a FAHOR – Faculdade Horizontina, representada pela Coordenadora do curso de Engenharia Química, Eng. Darciane Eliete Kerkhoff, participou do I Workshop "Florestamentos Especiais Irrigados com Efluentes para Fins Diversos", realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nacional de Itapúa (UNI), no Paraguai.
A Prof. Darciane explica que "florestamento" é o plantio de árvores em áreas em que não havia mata antes e "reflorestamento" é o plantio de árvores em áreas desmatadas.
O evento foi um espaço qualificado de troca de experiências e conhecimentos sobre estratégias de produção sustentável, com foco na avaliação da aplicabilidade de modelos de florestamento utilizando efluentes em sistemas agroindustriais. A atividade foi organizada pela Diretora de Pesquisa e Extensão da UNI, Carmen Bogado e pela Dra. Maria Rosa Servín, professora da Faculdade de Ciências Agropecuárias e Florestais da instituição, reforçando o compromisso com a integração entre pesquisa e extensão nas áreas de sustentabilidade e gestão ambiental.
A programação iniciou com a apresentação institucional do projeto, conduzida pela Eng. Fanny Barreto, da Universidade Nacional de Formosa (Argentina), que socializou os principais avanços do projeto internacional "Florestamentos Especiais Irrigados com Efluentes para Fins Diversos".
Na sequência, ocorreu um painel técnico sobre “Sistemas de tratamento de efluentes com corpo receptor”, que reuniu especialistas da Universidad Tecnológica Nacional Facultad Regional Concepción del Uruguay e da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Os painelistas – MSc. Fernando Raffo, Eng. Elbio Woeffray, Eng. Dino Raffo e Eng. Germán Raffo – compartilharam análises sobre a integração de florestas com tecnologias de recuperação hídrica, além de apresentar casos de sucesso em reflorestamento industrial.
Entre os participantes, destacaram-se representantes de instituições locais e regionais, como a Eng. Tatiana Wieczorko, Eng. Verónica Berestovoy, Eng. Victoriano Vázquez, Eng. Jacqueline Petta e Dr. Roberto Benítez. Também estiveram presentes o Dr. Ariel Morel e a Sra. Sandra Flores, da UNI FaCAF.
No dia 23, o workshop prosseguiu com apresentações de experiências relevantes:
MSc. Renato Mass: Gestão do Saneamento do Lago Ypacaraí, pela Comissão Nacional de Gestão e Manejo do Lago Ypacaraí e sua Bacia (CONALAYPA).
Dra. Victoria Vega: Avanços em florestamentos especiais, pela Universidad Nacional de Formosa (Argentina).
Eng. Carlos Nardin: Inovações em Irrigação e Tecnologias, pela Universidad Tecnológica Nacional (Argentina).
O evento integrou a reunião presencial da equipe internacional que desenvolve o projeto "Florestas Especiais Irrigadas com Efluentes para Fins Diversos", iniciativa financiada pelo Fundo Fiduciário Pérez Guerrero, das Nações Unidas. O projeto envolve uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Argentina, Brasil e Paraguai, representando instituições como a Universidad Nacional de Formosa - UNaF, Universidad Tecnológica Nacional - UTN Reconquista, FAHOR - Faculdade Horizontina, Universidad Nacional de Assunción e Universidad Nacional de Itapúa.
A participação da FAHOR neste projeto reforça o compromisso institucional com a sustentabilidade, a inovação em práticas ambientais e a colaboração internacional em prol do desenvolvimento sustentável.