
Os instrutores do Centro de Treinamento John Deere FAHOR, Leandro Luís Ritter e Ringo Richter, participaram recentemente de importantes atividades de capacitação em Piracicaba (SP), reforçando a parceria entre a FAHOR e a John Deere na formação e qualificação de profissionais da área de máquinas agrícolas.
O instrutor Leandro Luís Ritter esteve em Piracicaba entegando o treinamento Piloto sobre Plantadeiras, uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento de novos treinamentos da John Deere. Esta atividade consiste na aplicação inicial de um curso novo, direcionado aos Certified Dealer Instructors (CDIs) – os instrutores das concessionárias autorizadas. Cada concessionária possui um grupo próprio de instrutores, como a SLC Máquinas e a Alvorada, no Rio Grande do Sul, e a Iguaçú Máquinas, em Goiás.
No modelo de capacitação da John Deere, instrutores vinculados à fábrica elaboram os cursos, realizando inicialmente o Training the Trainers (TTT), em que o criador do conteúdo — um colaborador da John Deere — repassa o material para os instrutores oficiais da empresa, como os da FAHOR. Estes, por sua vez, conduzem o Piloto, momento em que aplicam o treinamento aos CDIs, que depois replicarão o conteúdo aos técnicos e profissionais das concessionárias.
Além de Leandro, o instrutor Ringo Richter participou do TTT da linha de Colheitadeiras S, realizado entre segunda e quarta-feira, também na unidade de Piracicaba. Esta capacitação visa preparar os instrutores para futuros treinamentos relacionados aos sistemas técnicos e operacionais dessas máquinas.
Na parceria entre FAHOR e John Deere, o Centro de Treinamento, localizado em Horizontina (RS), é responsável principalmente pelos cursos de diagnóstico e solução de falhas — a etapa mais avançada da trilha de formação. Já os CDIs, instrutores das concessionárias, são os responsáveis por ministrar os cursos iniciais de cada produto, focados em operação e ajustes.
A participação dos instrutores da FAHOR nessas atividades reforça a excelência e o comprometimento da instituição com a formação contínua, inovação e apoio ao desenvolvimento tecnológico do setor de máquinas agrícolas.