
Duas startups incubadas no HAE - Horizonte Ambiente Empreendedor, da FAHOR, que tem apoio do Município de Horizontina - Loca Agro e Automatech — foram selecionadas para participar do programa de mentorias GoRS, promovido pela Rede RS Startup, uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul. O programa, voltado para startups em estágio de ideação e validação, oferece suporte técnico e estratégico por meio de mentorias especializadas, fortalecendo o ecossistema de inovação em todas as regiões do Estado.
As startups selecionadas representam a região Noroeste nesta primeira trilha do GoRS, que teve início em abril e segue até o dia 4 de julho. A conquista reforça a relevância da Incubadora da FAHOR como um ambiente fértil para o empreendedorismo inovador. Atualmente, o HAE atende abriga 20 iniciativas de negócios inovadores e já soma 12 startups egressas que hoje empregam muitos profissionais, faturam bem, tem importantes contribuições tributárias para o Município e são exemplos para os novos negócios.
O programa tem proporcionado uma série de aprendizados importantes aos participantes. Para Milena, responsável pelo marketing da Loca Agro, a experiência tem sido muito enriquecedora:
“Mentoria de pitch, acompanhamento de profissionais internacionais, muitas dicas valiosas… toda semana tem novidades. Está sendo uma experiência muito legal!”
Jonas Pacheco, CEO da Loca Agro, também destaca a intensidade e a qualidade das trocas:
“Tem sido uma troca bem interessante e puxada. Todos os sócios estão em outros contratos CLT, então não temos dedicação exclusiva para a Loca Agro, mas está dando para conciliar e aprender bastante. Mesmo com muita coisa já estruturada, os assuntos e debates estão nos ajudando a revisar e simplificar processos, além de estruturar melhor outros pontos. Tivemos também um apoio jurídico muito importante. A HAE/FAHOR já nos ajudava bastante, mas essa troca com o GoRS está sendo bem enriquecedora — uma soma de colaborações, cada qual com sua experiência.”
Gabriel Rosa, sócio da Automatech, compartilha uma avaliação igualmente positiva:
“Está sendo uma experiência muito positiva poder acompanhar esse processo. Temos recebido muitos esclarecimentos, fundamentais especialmente nas áreas onde ainda tínhamos dúvidas. A disponibilidade e o conhecimento compartilhado estão agregando bastante.”
Ele também ressalta os desafios:
“A questão dos horários é um desafio considerável, pois os encontros ao vivo exigem presença simultânea, o que nem sempre é possível. Felizmente, as lives podem ser assistidas posteriormente, o que ameniza essa dificuldade.”
A Incubadora da FAHOR, que completará 10 anos em outubro de 2025, conta com o apoio fundamental do município de Horizontina — responsável pela cessão do prédio em regime de comodato e recursos financeiros para cursos, palestras, mentorias e consultorias —, além de outras parcerias estratégicas.
Para a FAHOR, esses resultados reafirmam o compromisso institucional com o desenvolvimento regional, o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação como ferramentas para transformar ideias em soluções de impacto social e econômico.