
No início do ano letivo, professores da FAHOR participaram de um importante evento formativo promovido pela 21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ª CRE), voltado ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas de professores de Matemática e Ciências da Natureza. A atividade ocorreu no dia 4 de fevereiro, no auditório da Unijuí, em Três Passos, reunindo cerca de 300 professores da rede estadual.
Durante a manhã, os docentes Geovane Webler e Cristiane Hann Baldissera conduziram uma palestra direcionada a professores do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio, com foco nas metodologias ativas aplicadas ao ensino da Matemática. A abordagem foi estruturada com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentou diferentes estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula, como o uso de softwares matemáticos, ferramentas de modelagem e impressão 3D, robótica livre e a participação em competições e olimpíadas, como formas de engajamento e motivação dos estudantes.
Na parte da tarde, o grupo palestrou para professores dos anos iniciais, ampliando a discussão sobre as práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, destacando a importância de metodologias que favoreçam o protagonismo do estudante.
No dia seguinte, 5 de fevereiro, a professora Ana Paula Cecatto ministrou a palestra “Transformando o ensino de Ciências da Natureza: alinhando competências e habilidades a práticas inovadoras”. A atividade, promovida pela parceria entre a 21ª CRE e a FAHOR, enfatizou a necessidade de articular as competências da BNCC com práticas inovadoras, destacando o papel das metodologias ativas na promoção de um ensino mais contextualizado e significativo.
“A palestra foi um desafio e também uma oportunidade de troca e aprendizado, mostrando o quanto o ensino de Ciências pode ser transformador quando centrado no protagonismo do estudante”, destacou a professora Ana Paula.
A participação dos professores da FAHOR neste evento reforça o compromisso da instituição com a formação continuada de educadores e com a inovação pedagógica, contribuindo para o fortalecimento da educação básica na região.
