WhatsApp Image 2025-06-02 at 16.03.20.jpeg

 

Uma etapa importante do projeto da cadeira de rodas off-road desenvolvida pela FAHOR, foi concluída nos últimos dias. Luciano Roberto da Rosa, é um jovem horizontinense que sofreu um acidente há alguns anos, resultando em tetraplegia. A cadeira foi desenvolvida por estudantes, técnicos e professores da FAHOR e representa uma importante inovação que oferece mais autonomia e qualidade de vida para Luciano, e principalmente, a realização de um sonho, ao ter uma cadeira de rodas comparável a um veículo off-road.

 

A execução do projeto foi coordenada por Carlos Eduardo Lückemeyer (o Caio), Coordenador do Núcleo de Infra-estrutura da FAHOR com apoio dos estudantes Lairton Roberto Hein, da Engenharia de Controle e Automação, e Leonardo Pellin Rigon, estudante de Engenharia Mecânica e técnico de laboratório da Instituição. O projeto começou com visitas de professores dos cursos de engenharia da FAHOR a casa do Luciano e reuniões com ele, que também contribuiu com insights sobre a sua condição e seus interesses. Esta interação permitiu entender suas necessidades específicas e projetar uma cadeira adaptada para calçadas, ruas e terrenos irregulares — um avanço em relação à cadeira de rodas eletrificada que o Luciano possui, através do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que integra o Sistema Único de Saúde (SUS) , de uso exclusivamente doméstico.

 

"Até então, estávamos na fase de testes em laboratório. Agora o Luciano inicia os testes práticos, utilizando a cadeira no seu dia a dia. Ele já levou a cadeira para casa e está usando em diversas situações", explica o professor Dr. Geovane Webler, que acompanhou o desenvolvimento do projeto.

 

O projeto foi custeado com recursos de uma emenda parlamentar impositiva, protocolada em 2023 por Diogo Weiss, atual Secretário de Esportes de Horizontina, que, na época, era vereador. A entrega da nova fase, com uso no dia a dia do Luciano, contou com a presença da sua mãe Noeli Borges do Secretário Diogo, dos responsáveis pelo projeto e de representantes da equipe diretiva da FAHOR.

 

O equipamento possui motores potentes e dispositivos de segurança, permitindo que Luciano tenha maior liberdade de locomoção em ambientes externos. Ele ficará com a cadeira por períodos curtos pré-definidos em protocolo, retornando periodicamente para revisões, ajustes e implementação de melhorias, após os quais seguirá nova fase de testes.

 

Luciano, que também é criador de conteúdo conhecido como "HZ Navegador", compartilha sua história de superação desde o acidente que o deixou tetraplégico, destacando a importância da adaptação, do suporte familiar e da força das comunidades virtuais para sua saúde emocional e social.

 

Este projeto reafirma o compromisso da FAHOR com a inovação, o impacto social e a formação de engenheiros capazes de transformar vidas e realidades.

 

Design sem nome (34).png